Ilhéus: destino perfeito para suas férias

Com o maior litoral da Bahia, Ilhéus atrai turistas pelas suas praias e belezas naturais.

0
2517

Localizada no sul da Bahia, a 464 km de Salvador, Ilhéus é a conhecida como a “princesinha do sul”.

Veja Também: Morro de São Paulo: Um paraíso no coração da Bahia

A cidade foi a mais importante durante o ciclo do cacau na Bahia e foi cenário de livros de Jorge Amado, que residiu na cidade, como “Gabriela, cravo e canela” e “São Jorge dos Ilhéus”.

Por seu importante passado histórico para o estado e seus pontos turísticos, a cidade é a terceira mais procurada da Bahia.

Ilhéus: Guia de Viagem

Praias

As praias da cidade de Ilhéus se localizam tanto em locais urbanos como em locais mais afastados e agradam de famílias até praticantes de surf. Distritos como o de Olivença, Canavieiras e Itacaré, a alguns quilômetros de Ilhéus, também apresentam praias famosas da região. As principais praias são a Praia da Avenida, Praia do Sul, Praia do Norte, Batuba e Praia dos Milionários.

Veja Também: Maceió: Um destino para férias inesquecíveis

A Praia da Avenida e a do Sul ficam na cidade, sendo a primeira a mais central de Ilhéus tendo em sua orla quadras poliesportivas, ciclovia, centro de convenções, entre outras atrações.

Já a Praia do Sul chama atenção dos surfistas e mergulhadores, pois contém mar agitado com ondas de até dois metros e meio de altura e, em alguns pontos, recifes e piscinas naturais.

Veja Também: Natal: dunas e praias exuberantes

No litoral norte da cidade, a praia mais conhecida é a Praia do Norte, a seis quilômetros do centro de Ilhéus. É indicada para atividades ao ar livre, como ciclismo, pesca, caminhada e até surf.

No litoral sul, a praia Batuba e a Praia dos Milionários fazem sucesso. A Batuba fica no distrito de Olivença e é considerada umas das mais bonitas da região. Com grandes ondas, ela atrai surfistas e banhistas.

Os turistas que vão até a praia aproveitam para ver as belezas naturais e comer nos bares presentes na beira da praia, assim como aproveitar a vida noturna do local, muito movimentada em algumas épocas. A Praia dos Milionários é a praia mais movimentada de Ilhéus por ter águas calmas e muitas opções de barracas e bares. Fica a sete quilômetros do centro da cidade.

Veja Também: Mangue Seco: A pérola da Bahia

Praia de Batuba em Ilhéus
Praia de Batuba. Fonte: Ilhéus Notícias.

Atrações turísticas

Além das praias paradisíacas, Ilhéus apresenta atrações turísticas e históricas que mostram um pouco da história do local e de sua importância cultural e econômica para a Bahia.

O Centro Histórico da cidade apresenta pontos turísticos em arquitetura neoclássica, remetendo ao início do século 20, quando ocorria o ciclo do cacau.

Veja Também: Jericoacoara: Uma das praias mais lindas do mundo

Pode-se encontrar lá a Casa da Cultura, antiga residência de Jorge Amado, assim como o Bar Vesúvio, presente em “Gabriela, cravo e canela”, romance do escritor baiano.

O antigo cabaré Bataclan, famoso durante o ciclo do cacau, foi transformado em espaço cultural.

Esses três locais são conhecidos como o Circuito Jorge Amado e é visita obrigatória para quem quer conhecer a história do escritor.

Veja Também: Porto de Galinhas: vá hoje e volte sempre

Casa da Cultura antiga residência de Jorge Amado em Ilheus
Casa da Cultura, antiga residência de Jorge Amado. Fonte: Gidelzo Silva/Secom Ilhéus

Além do circuito, há também as igrejas históricas, como a Igreja Matriz de São Jorge dos Ilhéus, a mais antiga da cidade, erguida em 1556. A Catedral de São Sebastião é considerada a mais bonita do estado e foi inaugurada em 1967.

Veja Também: Canoa Quebrada: próximo destino

Igreja de São Jorge de Ilhéus
Igreja de São Jorge de Ilhéus. Fonte: Gidelzo Silva/Secom Ilhéus

As fazendas de cacau da cidade são um ótimo passeio para quem deseja conhecer mais sobre a história do ciclo de cacau e a importância de Ilhéus nessa época.

Há muitas fazendas que oferecem visitações guiadas na plantação, mostrando como funciona a colheita e a produção dos chocolates. As mais famosas que podem ser visitadas são a Yrerê e a Primavera.

As duas têm acesso pela BR 415 (Ilhéus-Itabuna), sendo a primeira no Km 11 e a segunda no Km 20. Para visitá-las é necessário agendamento prévio.

Veja Também: Quer relaxar? Fortaleza é o lugar!

Restaurantes e Bares

Há uma grande variedade de restaurantes e bares, assim como cabanas nas praias.

A vida noturna em Ilhéus é tranquila, girando em torno dos restaurantes e do centro histórico, onde podem ser encontrados também bares com videokê e outras diversões, além dos restaurantes mais famosos. Para quem quer mais agitação, a Praia dos Milionários é o principal local procurado, com barracas com música ao vivo e maior movimento.

Veja Também: Seguro viagem: porque você não pode embarcar sem ele!

O restaurante mais famoso da cidade é o Bar Vesúvio, do Circuito Jorge Amado. Ele foi inaugurado em 1920 por dois italianos. Com mesas na calçada, tem apresentações teatrais inspiradas no romance “Gabriela, cravo e canela”.

Veja Também: O que não pode faltar na mala das férias de verão

Bar Vesúvio em Ilhéus
Bar Vesúvio. Fonte: Gidelzo Silva/Secom Ilhéus

O restaurante Marostica, com comida italiana, também é muito frequentado por turistas. Já a Cabana Gabriela serve culinária baiana e é indicado para reunir a família e os amigos.

Para locomoção na cidade e arredores o mais indicado é o uso de carros ou adquirir passeios oferecidos pelas agências de turismo. Outra opção é combinar roteiros e tarifas com taxistas da cidade.

Veja Também: Economize na viagem de férias

Onde ficar

A cidade de Ilhéus apresenta muitas opções de hospedagem, desde os hotéis maiores e mais confortáveis até as pousadas mais simples e charmosas.

Hospedar mais próximo à cidade facilita a locomoção tanto de dia quanto a noite, ficando mais próximo também do movimento da vida noturna.

Entretanto, para aqueles que querem aproveitar o contato com a natureza e a tranquilidade, as pousadas e hotéis que ficam mais afastados são os ideais.

Veja Também: 7 dicas para você planejar as férias inesquecíveis

Como chegar a Ilhéus

De avião, há voos diretos de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador em diversas companhias aéreas.

De carro, saindo de Salvador, as indicações são:

  • Acesso pela BR-324 (sentido Feira de Santana) até a BR-101 (sentido Itabuna);
  • BA-415 até Ilhéus ou BA-252 (via Uruçuca) Vindo do Sul do país
  • Acesso pela BR-101 até Itabuna e BA-415 até Ilhéus

De ônibus, as empresas Águia Branca, São Geraldo/Gontijo e Rio Doce fazem viagens partindo das principais cidades do país até Ilhéus, algumas contendo paradas em algumas cidades menores.

Veja Também: 4 situações que pedem um Seguro Viagem

Mais informações

Outras informações importantes para quem quer visitar Ilhéus podem ser encontradas no site da Prefeitura da cidade (http://www.ilheus.ba.gov.br), assim como a relação de todas as praias, restaurantes e pontos turísticos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here