Fernando de Noronha: O paraíso é aqui

Formado por 21 ilhas, Fernando de Noronha tem uma natureza exuberante e é considerado um dos melhores lugares para a prática de mergulho do mundo.

0
2522

Situado no estado de Pernambuco, o Arquipélago de Fernando de Noronha possui apenas 17 quilômetros quadrados e o turismo é desenvolvido de forma sustentável, equilibrando a relação entre homem e natureza.

Por possuir um delicado Ecossistema é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco.

Veja Também: Olinda: De cidade histórica a Patrimônio Cultural da Humanidade

Visitar Fernando de Noronha necessita de no mínimo 5 dias, para que você possa aproveitar ao máximo as belezas fantásticas deste lugar tão procurado, tanto por brasileiros como por estrangeiros. São diversas as opções de passeios que atendem a todos os gostos.

Veja Também: Porto de Galinhas: vá hoje e volte sempre

Fernando de Noronha
Fernando de Noronha é considerado Patrimônio Mundial Natural desde 2001 pela Unesco (Crédito: Thinkstock)

Conheça Fernando de Noronha

Ir a Noronha não sai muito barato, o turista precisa desembolsar uma grana. O acesso a ilha é controlado, por isso deve ser muito bem programado. Mas cada centavo gasto vale a pena, pois o lugar é realente incrível, de uma beleza estonteante e inquestionável.

Veja Também: Viagem romântica: 10 destinos inesquecíveis

Paisagem de Fernando de Noronha
Natureza quase intocada e vasta biodiversidade atraem turistas ao local, que tem entrada controlada (Crédito: Thinkstock)

Basta um mergulho pelas águas cristalinas ou um passeio de barco para crer que toda essa beleza realmente existe, tamanha biodiversidade e preservação encantam aos olhos dos visitantes. Mistura de tons verdes e azuis do mar são o cenário perfeito para quem busca tranquilidade e inspiração.

Veja Também: Férias: 5 estratégias para você gastar menos em sua Viagem

QUANDO IR

Segundo os nativos, Fernando de Noronha tem duas estações: de Agosto a Fevereiro a seca e de Março a Julho a chuvosa, mas não necessariamente que vá chover todos os dias a toda hora, são chuvas periódicas.

Se você gosta de surfar a melhor época para ir são nos meses de Janeiro e Fevereiro, pois o swell, vento forte que provoca altas ondas, faz com que Noronha seja chamada de Havai Brasileiro.

Entretanto, se não é praticante de surfe e prefere um mar mais tranquilo a dica é ir em Setembro e Outubro, quando a visibilidade do mar chega a 50 metros.

Veja Também: Dicas para você planejar sua viagem

COMO CHEGAR

Distante 545 km de Recife e 360 km de Natal cujas cidades dão origem aos voos diretos para a Ilha pois só é possível chegar a Fernando de Noronha de avião ou embarcação. Algumas pousadas possuem o serviço de transfer gratuito.

Veja Também: 10 dicas de como prevenir perdas e roubos de bagagem

ONDE FICAR

Fernando de Noronha tem opções de hospedagens desde pousadas mais simples até hotéis mais sofisticados.

Desde 1990 conta com o sistema de pousadas domiciliares, que são residências dos próprios moradores que foram adaptadas para o turismo.

Veja Também: 5 Dicas para Turistas de Primeira Viagem

Pousada Morena

Localizada na Vila doa Remédios, a pousada fica a 10 minutos da praia da Conceição e 15 minutos da Praia do Cachorro. A pousada oferece a seus hóspedes vista panorâmica da ilha de Fernando de Noronha, quartos com ar condicionado, TV LCD e varanda.

Veja Também: Lençóis Maranhenses: O paraíso do Nordeste

Pousada Morena Fernando de Noronha
Pousada Morena em Fernando de Noronha – Foto: Site da CVC

Pousada do Vale

Oferece serviços de massagens, estacionamento e wi-fi gratuito. Localiza-se a 100 metros do centro da cidade e 15 minutos do aeroporto.

Veja Também: Arraial D’Ajuda um dos destinos mais bonitos de Porto Seguro

Pousada do Vale em Fernando de Noronha
Pousada do Vale em Fernando de Noronha – Foto: Site da Pousada do Vale

Teju-Açu Eco pousada

Oferece chalés climatizados, piscina ao ar livre, culinária regional e diversas outras atividades como aulas de yoga, sessão de massagem, mergulho, que devem ser agendadas na própria pousada. Fica a 10 minutos da Praia da Conceição.

Veja Também: Conheça a belíssima Praia de Ponta Negra

Teju-Açu Eco pousada em Fernando de Noronha
Teju-Açu Eco pousada em Fernando de Noronha – Foto: pousadateju.com.br

ONDE COMER

A ilha oferece a seus visitantes diversas opções gastronômicas, restaurantes, bares e lanchonetes, todos com preços muito variados. Self-services por quilo, a la cartes, frutos do mar, polvo, lagosta. A culinária de Noronha guarda muitos tesouros, restaurantes com comidas saudáveis e ingredientes frescos.

Veja Também: 10 dicas para você manter a forma nas férias

Gastronomia em Fernando de Noronha

RESTAURANTE DO BIU

  • Buffet self service.
  • Abre todos os dias para almoço e jantar.

TRATTORIA DI MORENA

  • Comida italiana.
  • Abre de segunda a sábado das 19:00 às 22:30.
  • Aceita todos os cartões.

RESTAURANTE MIRAMAR

  • Frutos do mar.
  • Abre todos os dias para almoço e jantar

Veja Também: Morro de São Paulo: Um paraíso no coração da Bahia

CLIMA

Fernando de Noronha é quente o ano inteiro, a temperatura média é de 28°C. Leve roupas frescas e juntamente um agasalho para se proteger do vento.

Muito importante incluir na bagagem o protetor solar, pois em Fernando de Noronha devido a brisa e água é muito comum não perceber a ação solar. Leve também chapéu ou boné, óculos escuros e um par de tênis para caminhadas e trilhas.

Veja Também: Kit Praia: saiba o que você precisa levar

PRAIAS

Impossível falar em Fernando de Noronha e não lembrar do mar cristalino, com uma mistura de tons esverdeados oscilando com tons de azul. As águas são ótimas para mergulho devido a temperatura agradável do mar.

Veja Também: Ilhéus: destino perfeito para suas férias

A vida marinha é o que atrai a maioria dos turistas, pois permite a observação de animais em seu habitat natural. Tartarugas, cardumes e pequenos tubarões são muito comum de serem vistos nas praias de Fernando de Noronha e muito esperado pelos turistas.

Veja Também: Maceió: Um destino para férias inesquecíveis

O arquipélago está dividido em Mar de Dentro  – voltado para o Brasil com mar mais calmo onde ficam a Baía do Sancho, a Baía dos Porcos e a Cacimba do Padre  – e Mar de Fora voltado para a África, com mar mais agitado e com mais pedras, as praias belíssimas para visitação é a Sueste e a Praia do Leão.

Veja Também: Mangue Seco: A pérola da Bahia

Baía do Sancho

Considerada a mais bonita do Brasil, o acesso a essa praia é um pouco complicado, primeiramente é preciso passar por dois lances de escadas entre fendas nas pedras e, depois, por uma escadaria grande até chegar na areia. É importante que o visitante leve sua água e algum alimento pois a praia não possui estrutura de bares e restaurantes.

Veja Também: Jericoacoara: Uma das praias mais lindas do mundo

Baía do Sancho em Fernando de Noronha

Baía dos Porcos

O acesso a essa praia também não é simples, mas vale muito a pena, na maré baixa piscinas naturais se formam e é lindo de se observar os peixinhos É ótima para a prática de snokel, com uma tonalidade esverdeada. No canto esquerdo da praia é possível observar uma piscina com corais e peixes.

Veja Também: Canoa Quebrada: próximo destino

Baía dos porcos em Fernando de Noronha
Baía dos porcos em Fernando de Noronha – Foto: blog.hotelurbano.com

Cacimba do Padre

É a melhor praia da América do Sul para o surfe, e é sede de campeonatos com a participação conhecidos surfistas brasileiros.

A praia possui uma área bem grande, porém sem nenhuma sombra, recomenda-se o uso de bastante protetor solar e levar junto um guarda sol. A dica é observar no canto esquerdo da orla as pedras gêmeas.

Veja Também: Quer relaxar? Fortaleza é o lugar!

Cacimba do Padre em Fernando de Noronha

Praia do Sueste

É a melhor das praias de Fernando de Noronha para quem deseja ver tartarugas e quer fazer um bom mergulho. Possui quiosque para venda de bebidas e derivados.

Veja Também: Itapema: Calmaria para um passeio de férias

praia do Sueste em Fernando de Noronha

Praia do Leão

É a praia onde as tartarugas desovam, sendo proibido a permanência no local após as 18h. O mar é quente e agitado algumas vezes, por isso é importante tomar cuidado.

É na Praia do Leão que os biólogos do Projeto Tamar acompanham a desova das tartarugas durante a madrugada.

Veja Também: Guia de Viagem em Punta Cana

Praia do Leão em Fernando de Noronha

Praia do Cachorro

A entrada para a Praia do Cachorro é simples, basta descer uma escadaria. Possui apenas uma barraca para venda de bebidas e alimentos. A praia fica próxima à Vila dos Remédios e é muito procurada por aqueles que optam por um banho de mar mais perto das pousadas.

Veja Também: As melhores praias de Florianópolis

Praia do Cachorro em Fernando de Noronha

PONTOS TURÍSTICOS

Engana-se quem pensa que Fernando de Noronha são só praias. Décadas atrás Noronha foi uma base militar e guarda até os dias de hoje lembranças de seu passado que encantam a muitos turistas.

Veja Também: As melhores praias do Peru

Projeto Tamar

Muito conhecido por seu trabalho com tartarugas-marinhas, oferece à seus visitantes durante à noite palestras instrutivas variando de tema.

Veja Também: 5 motivos para você conhecer Ilha Bela

Projeto Tamar em Fernando de Noronha

Buraco da Raquel

É um mirante onde pode-se observar o Mar de Fora e o encontro das pedras com o mar.

Mirante do Boldró

Ótimo lugar para encerrar o dia em Fernando de Noronha, com um pôr do sol incrível. Do mirante é possível observar o mar se encontra com o sol, um espetáculo muito lindo.

Veja Também: João Pessoa: a capital oriental do Brasil

Mirante do Boldró em Fernando de Noronha

Vila dos Remédios

É conhecida como o centrinho de Fernando de Noronha, com os principais estabelecimentos, restaurantes, lojinhas e a Igreja Nossa Senhora da Penha.

Veja Também: Canasvieiras: Bela praia de Florianópolis

Vila dos Remédios em Fernando de Noronha

PASSEIOS

Fazer passeios em Noronha é ter a oportunidade de conhecer mais afundo a Ilha, de um ângulo que dificilmente se conheceria sem um guia turístico, que vai explicando cada mínimo detalhe e revelando dicas.

Os preços variam bastante, mas se você fizer mais de um passeio com a mesma empresa consegue um desconto.

Veja Também: Florianópolis: belas paisagens e diversão

Ilhatour

Ideal para apreciar lindas paisagens e sentir-se no paraíso. É um passeio completo e com direito a parada para mergulho. O trajeto inclui:

  • Praia do Leão
  • Sueste
  • Sancho
  • Cacimba do Padre
  • Baía dos Porcos
  • Finalizando no mirante do Boldró.

É indicado para fazer este tipo de passeio no dia seguinte a sua chegada, podendo depois escolher os lugares que mais gostou para retornar.

Veja Também: A magia de Florianópolis

Passeio no barco Navi

Se você optar por não mergulhar, a Navi é um barco moderno, o fundo possui uma lente com capacidade de aumentar uma imagem até 500 vezes mais do que uma máscara de mergulho, proporcionando a seus passageiros a observação de diversos peixes, corais e arraias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here