5 Dicas para Turistas de Primeira Viagem

Como é bom viajar, esquecer da rotina por um momento, conhecer pessoas, lugares e paisagens, aprender sobre culturas diferentes, experimentar novos pratos... Acompanhe nossas dicas de viagem para que você possa aproveitar muito mais desse seu momento de lazer.

1
2991

Para quem nunca se arriscou a fazer uma grande viagem, seguem algumas dicas que o deixarão menos inseguro a realizar esse sonho:

Dicas para turistas de primeira viagem

1 – Planeje bem

Pesquise sobre o lugar que quer visitar, o que há para fazer, como são as pessoas e os costumes de lá, vacinas necessárias para entrar no país, qual é a moeda local e quanto ela equivale à moeda de seu país, o que pode ser mais barato e mais caro ali, etc.

Veja Também: Seguro viagem: porque você não pode embarcar sem ele!

Saber, por exemplo, se haverá festivais, eventos culturais ou comemorações na cidade enquanto você estiver ali é sempre interessante, pois fará você aproveitar melhor a cultura local.

Parece chato, mas essas dicas permitem que você comece a viajar antes mesmo de sair de casa e evitam contratempos.

Veja Também: 4 situações que pedem um Seguro Viagem

2 – Passagem aérea

Comprar a passagem aérea com antecedência (recomenda-se três meses) é geralmente a melhor opção. Por isso, assim que o destino estiver definido, faça buscas dos preços em diversas companhias aéreas que vão a seu destino.

Outra dica interessante é buscar voos com datas flexíveis, pois pode haver uma diferença significativa com a mudança de apenas um ou dois dias da data de embarque.

Veja Também: Seus direitos em caso de atrasos ou cancelamentos de voos

Dicas sobre viagem de avião
Viagem de avião. Foto de Iracema Cerdan Zavaleta Galves.

3 – Dicas sobre a Bagagem

Viajar com muita bagagem geralmente é um inconveniente, porque torna a locomoção mais difícil (principalmente se você optar por usar transporte público ou se quiser visitar mais de um lugar).

Leve roupas que combinam com o clima do local para onde vai. Coloque o essencial na mala e não se importe em repetir as peças de roupa.

Veja Também: 10 dicas de como prevenir perdas e roubos de bagagem

Se a intenção é fazer compras, convém, inclusive, levar roupas gastas que podem ser deixadas no caminho, para, no final, você preencher sua mala com peças novas.

Uma dica de viagem importante é “estudar” o local onde você vai ficar: se entrar em contato com a natureza, acrescente em sua bagagem um repelente; se vai viajar no verão, um protetor solar é sempre muito bem vindo; se planeja fazer caminhadas, é bom levar um tênis confortável, mas não novo (seu pé já deve ter se acostumado com ele para evitar dores ou bolhas); leve também alguns medicamentos e itens de primeiros socorros, por exemplo: band-aid, remédios para dores de cabeça, diarreias e enjoos.

Verifique o peso e o número de malas permitidas no seu voo para não acabar pagando excesso de bagagem.

Veja Também: Kit Praia: saiba o que você precisa levar

4 – Chegando a seu destino

Geralmente quando chegamos a um lugar novo, sempre há pessoas querendo ajudar e ganhar dinheiro com sua insegurança ou inexperiência. Fique atento a isso e gaste apenas com aquilo que realmente quer gastar.

Por exemplo, os táxis no aeroporto costumam cobrar a corrida mais caro, mas é uma comodidade importante para algumas pessoas (nesses casos, busque sempre táxis credenciados).

Mas, se seu perfil pede mais economia, você pode verificar se há ônibus que o levam ao seu destino (que pode ser mais prático do que você imagina) ou buscar um táxi nas imediações do aeroporto (o que pode ser perigoso).

Veja Também: Economize na viagem de férias

Observe que em muitos aeroportos há um lugar próprio para tirar dúvidas e dar informações sobre a cidade para os turistas.

Sempre que possível, pare ali e converse com o atendente. Peça também um mapa da região e informe-se sobre as atrações turísticas, eventos e restaurantes.

Essas dicas de viagem costumam ser bem precisas e de grande utilidade para o planejamento de seus dias na cidade. Além do aeroporto, geralmente há postos de informações turísticas em outras localidades das cidades turísticas.

Trocar um pouco de dinheiro na moeda local logo ao chegar é essencial para os primeiros gastos, mas não convém trocar muito, pois geralmente a cotação do aeroporto é mais cara.

Veja Também: 7 dicas para você planejar as férias inesquecíveis

5 – Dinheiro

É sempre bom levar dinheiro em espécie e também algum cartão (cartão de débito ou cartão de crédito internacional ou mesmo um Travel Card) para sua segurança.

Os cartões são opções seguras, pois um novo sempre pode ser encaminhado em caso de perda ou roubo. Mas o dinheiro é mais bem aceito em alguns lugares e é fácil de lidar no caso de compras pequenas.

Veja Também: 5 Destinos para fugir do Brasil no verão

O saque nos caixas eletrônicos são alternativas interessantes se você não quer andar com muito dinheiro, mas é importante saber que, na maioria dos caixas, é cobrada uma taxa por saque, o que acaba encarecendo a viagem. O cartão de crédito tem o inconveniente de ter taxas de IOF mais altas.

Fique atento às dicas para você fazer uma viagem sem transtornos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here