Conheça Brasília e se encante

A capital federal do Brasil é muito conhecida por sediar grandes acontecimentos históricos e políticos, mas poucos sabem que Brasília esconde grandes curiosidades e paisagens encantadoras.

0
2748

Se você deseja conhecer o Brasil – em sua história, cultura e formação – não deixe de conhecer Brasília. Ela é uma das quatro cidades mais populosas do Brasil e é a maior cidade do mundo, construída no século XX.

Saiba agora todas as curiosidades desta importante capital e organize sua viagem.

Veja Também: Mangue Seco: A pérola da Bahia

Considerada pela UNESCO um patrimônio mundial – devido seu conjunto arquitetônico e urbanístico, e por possuir a maior área tombada do mundo – Brasília fica na região centro-oeste do pais e é sede dos três principais ramos do governo brasileiro, além de hospedar 124 embaixadas do mundo inteiro. Ela foi planejada e desenvolvida por um dos arquitetos mais importantes do mundo, Oscar Niemeyer, e inaugurada pelo então presidente Juscelino Kubitschek, em 1960.

Veja Também: Buenos Aires no verão: como é? O que fazer?

Por ser um grande centro comercial e empresarial, Brasília tem uma grande quantidade de pessoas que viajam para a cidade durante a semana, à trabalho, por isso as passagens ficam mais caras de terça à quinta. Recomendamos então que planeje suas viagens turísticas para os finais de semana, ou a partir de terça-feira, quando as passagens aéreas ficam mais baratas e surgem promoções. Não esqueça esta dica!

Veja Também: Disney: Guia de Viagem

Brasília
Foto: Eraldo Peres – AP/Reprodução

Brasília: Guia de Viagem

Onde ficar

Brasília possui um plano urbanístico, conhecido como Plano Piloto – o formato da área é popularmente comparado ao de um avião – que se adéqua ao relevo da cidade, junto ao lago Paranoá. Nele, o trecho Norte e Sul são os principais, eles ligam os principais eixos monumentais e rodoviários, além de serem próximos aos grandes comércios da cidade.

Veja Também: Quer relaxar? Fortaleza é o lugar!

Nossa dica para hospedagem é próximo ao Palácio da Alvorada, lá os hotéis ficam à beira do Lago Paranoá e proporcionam muito lazer e comodidade. Em sua maioria, os hotéis próximos ao lago possuem uma ótima estrutura, desde perfis executivos – com diárias básicas, aluguel de carros e traslados para o aeroporto – até perfis mais turísticos, com lazer, piscinas, spa e serviços para crianças.

Veja Também: Cancún: o pulmão da Riviera Maia

O que fazer?

Ao contrario do que muitos pensam, Brasília reserva grandes paisagens e pontos turísticos. Listamos os mais interessantes para entrar no roteiro da sua viagem:

Veja Também: Bombinhas: um paraíso para visitar até embaixo d’agua

– Praça dos três poderes:

Um dos símbolos mais importantes de Brasília, ela reúne um triângulo formado pelo Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal. Com uma arquitetura e muitas estatuas simbólicas, o local foi projetado por Niemeyer.

Veja Também: Jericoacoara: Uma das praias mais lindas do mundo

Lá você encontra também o Centro Cultural Três Poderes, aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Com vários museus incluídos, você confere informações da construção da cidade e muita historia. Imperdível para quem gosta de passeios culturais.

Veja Também: As 10 melhores praias do Rio de Janeiro

Praça dos Três Poderes em Brasília
Fonte: Wikipédia
– Catedral Metropolitana:

Uma das referências em arquitetura, feita por Oscar Niemeyer, a Catedral Metropolitana de Brasília é um ícone da modernidade. Lá você encontra painéis de grandes artistas, como Di Cavalcanti, e é um dos principais pontos turísticos da cidade. Ela fica na Esplanada dos Ministérios e fica aberta de segunda a sábado, das 8h às 17h e de terça, sexta e domingo, das 8h às 18h.

Veja Também: Foz do Iguaçu: a terra das cataratas

Catedral-Metropolitana-em-Brasilia
Fonte: Rota Católica
– Palácio da Alvorada

O Palácio da Alvorada é onde fica a residência da presidente da República e foi projetada, também, pelo grande arquiteto Niemeyer. A visita pode ser feita apenas às margens da casa e da capela. As visitas devem ser feitas apenas nas quartas, das 15h às 17h, as senhas são distribuídas a partir das 14h. E apenas 300 pessoas, por dia, podem passar por la e apreciar obras de grandes artistas.

Veja Também: Canoa Quebrada: próximo destino

Palacio da Alvorada em Brasilia
Foto: Associação Brasileira de Blogs de Viagens
– Chapada Imperial

Para quem gosta de natureza, o lugar é espetacular. Localizada na sede da área de proteção ambiental de Brasília, a 50 Km da capital, a Chapada Imperial fica entre trilhas e cachoeiras que formam uma paisagens paradisíacas. O turismo deve ser feito com guia. Os passeios dão direito a uma refeição feita no local, transporte, paradas para banho nas cachoeiras, tirolesa e arvorismo. A reserva deve ser feita com dois dias de antecedência.

Veja Também: São Sebastião além de Maresias

Chapada Imperial em Brasília
Fonte: Blog Timberland

Onde comer?

Brasília possui uma gastronomia variada, são restaurantes de diversos tipos de comida, eles vão desde churrascarias, até comida japonesa. Em sua maioria, os restaurantes ficam na Asa Sul, lá é a maior concentração de restaurantes e bares da cidade. Porém, muitos deles estão mudando para às margens do lago Paranoá. Um exemplo é o Setor de Clubes Esportivos Sul, que vem se consolidando como um polo gastronômico.

Veja Também: Pontos Turísticos da Serra Gaúcha

Vida Noturna

Vida Noturna em Brasília
Fonte: Museu Virtual de Brasília

A preferência dos moradores de Brasília são os bares e restaurantes, nas asas Sul e Norte não faltam boas opções. Mas o problema é que a maioria deles não permanecem abertos depois de uma hora da manhã, já que quase todos ficam próximos a áreas residenciais.

Veja Também: Seguro viagem: porque você não pode embarcar sem ele!

Para os que gostam de noites mais agitadas a capital oferece casas noturnas com música ao vivo de todos os tipos. Só fique atento com os horários, assim como os bares, a noite em Brasília não começa de madrugada. Os bares e casas noturnas começam a encher por volta de 23h. Escolha a sua opção preferida e aproveite!

Veja Também: Economize na viagem de férias

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here