Conheça Barra Bonita, no interior de São Paulo

Sair da agitação da rotina, conhecer uma nova cidade, vivenciar novas experiências, ir a Barra Bonita.

0
3408

A fama do rio Tietê é de ser um rio feio e poluído, pois recebe o esgoto das grandes cidades do estado de São Paulo, mas, felizmente, há regiões que o conservam e o rio é de grande utilidade para pesca e navegação.

Barra Bonita é um desses lugares, que vai permitir a você desfrutar o mesmo rio poluído da capital paulista de uma forma bem diferente e acolhedora.

Barra Bonita está a aproximadamente 300 km da capital e é um lugar agradável para passar um fim de semana.

Passeio ideal para os pais fazerem com os filhos ou para as pessoas da terceira idade desfrutarem de um clima gostoso e passeios tranquilos.

Veja Também: São Sebastião além de Maresias

O que fazer em Barra Bonita?

Navegar pelo rio Tietê

O passeio mais incrível de Barra Bonita é a navegação no rio Tietê em meio à bonita paisagem que o local nos oferece.

Navegação pelo rio Tietê em Barra Bonita
Navegação pelo rio Tietê, em Barra Bonita. Foto de Elí Wilfredo Zavaleta Aguilar (2014).

O passeio passa pela Usina Hidrelétrica Barra Bonita, inaugurada em 20 de janeiro de 1963, e pela eclusa, inaugurada 10 anos depois, no dia 19 de novembro de 1973.

A eclusa foi construída com a finalidade de tornar viável a navegação pela Hidrovia Tietê-Paraná e foi a primeira da América do Sul a ser explorada pelo turismo, atraindo por volta de 15 mil pessoas todos os meses do ano.

Veja Também: Ubatuba, o paraíso do litoral paulista

Eclusa, atração turística em Barra Bonita
Eclusa, atração turística em Barra Bonita. Foto de Elí Wilfredo Zavaleta Aguilar (2014).

A Usina Hidrelétrica Barra Bonita pode ser visitada mediante agendamento com a empresa AES – Alto Tietê, responsável pela distribuição da energia elétrica ali produzida.

A Usina Hidrelétrica Barra Bonita
A Usina Hidrelétrica Barra Bonita pode ser apreciada durante o passeio de barco pelo rio Tietê. Foto de Iracema Cerdan Zavaleta Galves (2014).

Várias empresas oferecem esse passeio, que geralmente são realizados nos finais de semana. Aconselhamos você escolher o passeio que tem a refeição incluída, o que torna a viagem ainda mais gostosa.

Veja Também: Viaje e conheça Serra Negra

Rio Tietê / Ponte Campos Salles

Para quem gosta de pescar, pode aproveitar as margens do rio Tietê para realizar essa atividade. Diferentemente da região da Grande São Paulo, essa parte do rio apresenta diversidade de peixes.

A Ponte Campos Salles é outra atração de Barra Bonita. Símbolo da cidade, a ponte ajudou o transporte do café, que era produzido na região (no início do século passado) e levado pelo Tietê para Santos , onde era enviado para os Estados Unidos ou para a Europa. Em 2015, a ponte completou 100 anos e está em processo de tombamento.

Veja Também: Paranapiacaba: Os encantos da Cidade Luz

Ponte Campos Salles, Barra Bonita
Ponte Campos Salles, Barra Bonita. Foto de Iracema Cerdan Zavaleta Galves (2014).

Museu Municipal Luiz Saffi

O local onde antes era uma estação ferroviária, hoje é o Museu Municipal Luiz Saffi, que mostra fotos, documentos e objetos da cidade de Barra Bonita e sobre os imigrantes que ali chegaram.

Está localizado na Praça Doutor Tatinho e está aberto para visitação todos os dias das 9h às 17 (durante os dias da semana está fechado em horário de almoço, entre às 11h e às 13h). A entrada é gratuita.

Veja Também: 5 motivos para você conhecer Ilha Bela

Bonde Barra Bonita

Em estilo antigo, o bondinho leva o turista a um passeio pelos principais pontos da cidade. A bilheteria do Bonde Barra Bonita encontra-se na Praça da Juventude.

Veja Também: Campos do Jordão: a Suíça brasileira

Praça Waldemar Lopes Ferraz

Também conhecida como a Praça do Teleférico, o local conta com uma pista de kart, um lago artificial com pedalinhos e um teleférico de 12 metros de altura.

O teleférico oferece ao turista uma bonita vista da praça. O passeio é pago e funciona aos sábados das 12h às 19h30 e aos domingos das 8h às 20h.

Veja Também: São Paulo: a cidade que não para

Memorial do Rio Tietê

O museu conta com um acervo simples de documentos, objetos e maquetes com informações sobre o importante rio que passa pelo estado de São Paulo.

Veja Também: O que você pensa quando lembra de Brotas?

Praça de Artesanato

Depois de fazer um bonito passeio por Barra Bonita vale a pena caminhar pelas barraquinhas de artesanato (que está em um espaço reservado na Avenida Pedro Ometto) e levar uma lembrancinha para casa.

No final de semana, as barracas ficam abertas para receber os milhares de turistas que passam por ali todos os meses.

Veja Também: Visite a Cidade de São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here