Canela uma especiaria de encanto na Serra Gaúcha

Com um mistura das culturas alemãs e italianas Canela oferece uma rica experiência cultural aos visitantes

0
3629

A cidade de Canela no Rio Grande do Sul é conhecido pelas suas belezas naturais da Serra Gaúcha e do clima frio nos meses que abrangem o inverno no Brasil, vizinha a tão famosa cidade de Gramado pelos deliciosos chocolates a vizinha como nome de especiaria não deixa a desejar e atrações e roteiros que encantam milhares de turistas durante o ano todo.

Veja Também: As 6 melhores cidades para curtir o friozinho a dois

Localizada a 134 km da capital Porto Alegre, pode se chegar a cidade pela BR-116 que corta toda a Serra Gaúcha, assim o visitante já vai conhecendo um pouco da colonizações alemãs e italianas da sul do país, passando por diversas cidades até seu destino.

Veja Também: Viagem romântica: 10 destinos inesquecíveis

Cidade de Canela RS
Com réplicas funcionais em tamanho original e raridades, o Mundo a Vapor, em Canela (RS), apresenta a importância e as aplicações das máquinas a vapor desde a revolução industrial – Imagem extraída do site: http://viajeaqui.abril.com.br/

Canela: Guia de Viagem

Quando ir

De janeiro a dezembro a cidade oferece uma extensão programação de eventos que vão desde rodeios a feiras de turismo e claro a famosa temporada de inverno, esse seria o período ideal para visitar e assim desfrutar do frio do sul em Canela.

Veja Também: Seguro viagem: porque você não pode embarcar sem ele!

Onde ficar

Uma rede hoteleira com mais de 30 opções de hospedagem entre pousadas com spas, hotéis, hotéis fazendas e estalagens fica até difícil escolher uma opção dentre tantas, mais se hospedar em uma estalagem que como na Idade Média era o local de descanso para os viajantes, é uma boa dica para contemplar até na

Estalagem Vila Suzana na Cidade de Canela - RS
Estalagem Vila Suzana – Fonte: TripAdvisor

hora do repouso a romântica arquitetura alemã fortemente presente na Serra Gaúcha.

Veja Também: Morro de São Paulo: Um paraíso no coração da Bahia

Em Canela possui duas estalagens: Allineville e Vila Suzana localizadas próximas ao centro.

Passeios

Devidamente acomodado hora de partir para conhecer a cidade, entre várias dicas, o Castelo do Caracol conta um pouco da história da primeira casa construída em Canela e preservada com móveis do início do século XX, onde pode-se tomar um delicioso chá.

Veja Também: Balneário Camboriú: Destino para o Verão

Outra parada obrigatória é a Catedral de Pedra no centro com seu estilo gótico toda revestida de pedra basalto é uma das principais atrações turísticas da região.

Veja Também: Quer relaxar? Fortaleza é o lugar!

Aventura

Cascata do Caracol - Cidade de Canela - RS
Cascata do Caracol – Fonte: cafeviagem.com

O ecoturismo também tem boas opções para os mais aventureiros como Parque do Caracol com a belacascata do Caracol um dos cartões-postais da cidade onde pode admirar toda a extensão do parque em seu mirante, o visitante pode descer ou subir a escadaria da cascata com 927 degraus para contemplar a flora do parque.

Veja Também: São Sebastião além de Maresias

Outros parques que recebem visitação são os:

  • Parque do Palácio,
  • das Sequoias,
  • Pinheiro Grosso,
  • Ferradura,
  • Terra Mágica Florybal,
  • Flor do Vale,
  • Lago Wilibaldo Rinaldo Dieterich
  • e Ecoparque Sperry

Alguns cobram entrada e outros são abertos como o do Lago, em toda a rede hoteleira tem informações sobre como chegar, ingressos e horário de funcionamentos dos parques.

Veja Também: Foz do Iguaçu: a terra das cataratas

Onde comer

Todo essa aventura ao ar livre de parques e trilhas abre o apetite nada melhor que repor as energias comendo as delicias do sul com uma mistura dos sabores da Alemanha, Itália e Brasil para começar bem o dia o típico café colonial com mais de 80 variedades entre doces e salgados e com transporte de qualquer hotel de Canela para a Gramado Café Colonial.

Veja Também: Bombinhas: um paraíso para visitar até embaixo d’agua

No almoço nada melhor que o tradicional churrasco no Espelho Gaúcho ou Garfo e Bombacha. O lanche da tarde pode ser feito no Empório Canela: Livros, Sabores e Achados um misto de restaurante, livraria e antiquário onde se mescla o paladar e a cultura.

Veja Também: Canoa Quebrada: próximo destino

A noite para jantar ou um petisco com os amigos tem o Restaurante Galangal com pratos da culinária asiática, o Casa da Serra oferece típica culinária local e rodizio de pizzas e massas, o Pier 704 é uma típica taberna funciona como hospedaria e seu bar tem uma variedade de cervejas o que torna o local único é ser atendido pelos donos em ambos ambientes como as tabernas de viajantes da Europa Medieval.

Veja Também: 4 situações que pedem um Seguro Viagem

Outra experiência europeia em Canela é ir ao Restaurante Republica do Fondue do Xico e degustar tanto o doce ou salgado desta delicia suíça, o restaurante conta com servido de translado dos hotéis da cidade.

Veja Também: 5 Destinos para fugir do Brasil no verão

Cervejaria do Farol em Canela - RS
Cervejaria do Farol – mapadomundo.org

Para os apreciadores de cerveja a Cervejaria do Farol é a dica para a noite canelense produtora de cervejas diversificadas tem como atrativo a Torre do Farol réplica de um na região de Stuttgart com mais de 32 metros de altura uma escadaria de 137 degraus leva até o mirante para apreciar a vista da cidade e local conta com um bar, mezanino, restaurante e Biergärten (que em tradução livre seria um jardim de cerveja ao ar livre) com música ao vivo um ambiente descontraído que oferece palestras e cursos de cervejas artesanais no decorrer do ano e com translado dos hotéis de Gramado e Canela.

Veja Também: Bahamas: o paraíso na terra

A cidade oferece diversas atrações e roteiros que divertem viajantes de todas as idades e com o charme das suas construções típicas alemãs ou em passeios pelos parques e trilhas o que não falta são opções para experimentar essa especiaria da Serra Gaúcha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here