Balneário Camboriú: Destino para o Verão

As mais belas praias de Santa Catarina estão em Balneário Camboriú, onde é possível encontrar muitas pousadas agradáveis para quem viaja sozinho ou com a família.

0
3765

Balneário Camboriú faz parte do litoral norte de Santa Catarina.

É o destino certo de milhares brasileiros, mas a maior parte da população no alto verão é formada por estrangeiros vindos da Argentina e do Chile, além dos brasileiros do Paraná e do Rio Grande do Sul.

Veja Também: Morro de São Paulo: Um paraíso no coração da Bahia

O CENSO de 2014 do IBGE estimou a população de Balneário Camboriú em 124.557 habitantes, dando a ele o décimo primeiro lugar em população e o segundo menor em sua área total.

Veja Também: Viagem romântica: 10 destinos inesquecíveis

Balneário Camboriú

Balneário Camboriú: Guia de Viagem

Baltazar Pinto Corrêa colonizou a cidade de Balneário Camboriú na segunda década do século XIX, mas seu povoamento aconteceu por volta de 1758, no século XVIII, por pessoas que chegaram de Porto Belo e Vale do Itajaí, esses últimos eram em sua maioria colônias de alemães e teuto-brasileiros. Essas pessoas foram atraídas principalmente pelos terrenos com solos férteis e o clima excelente.

O Balneário de Camboriú recebeu seu primeiro hotel em 1932.

Veja Também: As 6 melhores cidades para curtir o friozinho a dois

Distância das principais capitais brasileiras mais próximas

  • Florianópolis 81 Km
  • Curitiba 220 Km
  • São Paulo 623 Km
  • Rio de Janeiro 1067 Km
  • O acesso é feito pela BR 101 no km 78.
  • Aeroporto Navegantes, distante cerca de 20 minutos do Balneário Camboriú.
  • O telefone do aeroporto de Navegantes é o (47) 3342-9200.
  • Existem algumas empresas de ônibus que partem das capitais acima fazendo a viagem até a cidade.
  • A Rodoviária fica na Av. Santa Catarina, 347, Bairro dos Estados. O telefone é o (47) 3367-2901

Veja Também: Seguro viagem: porque você não pode embarcar sem ele!

Cultura e Gastronomia

O Bairro da Barra é um Sítio Histórico Cultural que guarda até hoje a memória da cultura açoriana deixada pelos antigos colonizadores. É lá que se encontram hábitos de vida, gastronomia, artesanatos típicos da cidade.

Veja Também: 4 situações que pedem um Seguro Viagem

Ao passear pelo lado antigo do Balneário Camboriú, encontramos a Igreja de Santo Amaro, que já foi tombada pelo Patrimônio Histórico. A Igreja mantém sua arquitetura original em estilo colonial com peças doadas pela família real.

Veja Também: 5 Destinos para fugir do Brasil no verão

Igreja Santo Amaro em Balneário Camboriú

Essa parte velha da cidade nos permite fazer uma viagem pelos seus três períodos econômicos: colonial, cafeeiro e turístico.

Os portugueses que ficaram por ali fizeram bom uso dos temperos indígenas encontrados na região, aliando seus conhecimentos do mar para o preparo de comidas simples, porém, saborosas à base de peixe, camarão, marisco, berbigão, carne de siri, polvo e lula.

Veja Também: Bahamas: o paraíso na terra

Gastronomia de Balneário Camboriú

Em bombinhas, é possível provar a caldeirada e a moqueca de peixe, ilustrada acima.

As praias e seus atrativos

O Balneário Camboriú possui as mais belas praias de Santa Catarina e todas elas possuem atrativos para todos os tipos de pessoas.

A Praia de Pinho é uma dica para os naturistas, sendo a primeira praia do Brasil para essa prática. Com sua areia grossa e o mar azul com ondas encrespadas pode ser considerada um pequeno paraíso, que conta com bares, restaurantes e camping. Tem 500 metros de extensão de uma água azul e límpida.

Veja Também: Kit Praia: saiba o que você precisa levar

Para quem gosta de tranquilidade, a Praia do Estaleirinho, é só sossego, com sua vegetação nativa ainda intacta e com 700 metros de extensão A praia conta com águas fortes e límpidas e ainda possui pousadas e restaurantes muito agradáveis para quem fizer uma parada por ali.

Veja Também: Economize na viagem de férias

Praia do Estaleirinho em Balneário Camboriú

Contando com seus 1150 metros de extensão, a Praia de Taquaras é ideal para pesca. Distante 8km do Centro, tem águas profundas, permitindo o arremesso de redes de pescas.

Praia de Taquaras em Balneario Camboriu

Além de praias belíssimas como as comentadas acima, o Balneário Camboriú é repleto de bares de bares e tem uma vida noturna agitada e alegre.

Veja Também: 7 dicas para você planejar as férias inesquecíveis

Para os jovens que gostam de surf e buscam um pouco de azaração, o ideal é se refugiar na Praia Brava, que fica no Município vizinho, Itajaí. A curtição tem 3km  de extensão de praia com águas claras e ondas consistentes.

Veja Também: 10 dicas para você manter a forma nas férias

Praia Brava próximo à Balneário Camboriú

Além do atrativo das ondas, é possível encontrar muitas pousadas agradáveis e é bem frequentada por famílias que gostam de curtição.

Na Praia de bombinhas, aulas de mergulho

Quem vai até Balneário Camboriú, não pode deixar de praticar mergulho.

Conhecido como a capital do mergulho ecológico, Bombinhas esconde um dos cenários subaquáticos mais fascinantes do mundo.

Não é à toa que esse é o lugar mais procurado por mergulhadores amadores e profissionais. Pelo menos 60% do território de Bombinhas estão localizados no entorno da Reserva Marinha do Arvoredo.

A situação geográfica colabora muito para existir essa preferência, uma delas é por permitir o encontro de duas correntes marinhas: uma fria, vinda das Ilhas Malvinas, Argentina e a outra, a corrente brasileira, caracterizada por temperatura mais quente. Isso permite condição perfeita para uma rica e diversificada vida marinha.

O esporte vem crescendo a cada ano e atraindo com isso um número cada vez maior e mergulhadores e turistas que desejam se aventurar.

As formas de vida exótica dos mares da região, que se alternam com os recifes de corais são surpreendentes para os que invadem as profundezas das águas. Aos mais experientes é possível ainda viajar no tempo visitando naufrágios, como o do cargueiro LILI (1957), na Ilha das Galés.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here