As melhores praias do Peru

Que tal fazer uma viagem diferente e ir ao Peru para aproveitar as praias do Pacífico? Conheça Máncora e Punta Sal

0
17687

A costa norte do Peru está caracterizada pelas praias bonitas: areia branca, sol constante e temperatura agradável (clima tropical seco). Dentre todas elas, duas praias nos chamam a atenção pela agitação e pela fama entre os peruanos.

Veja Também: Kit Praia: saiba o que você precisa levar

Top Praias do Peru

distâncias entre duas praias no Peru
Distância entre Lima e Máncora, um dos destinos litorâneos mais procurados por peruanos no Peru. Fonte: http://www.cruzdelsur.com.pe/destinos/pasajes-mancora-bus

Uma delas é Máncora, que é a que atrai mais turistas durante todo o ano pela constante presença do sol (é assegurado 300 dias, no mínimo, de sol ao ano) e o clima agradável (uma média de 60% de umidade relativa do ar).

Além de tomar sol na praia e comer uns petiscos, os visitantes podem alugar pranchas de surf e fazer algumas aulas desse esporte.

As melhores ondas acontecem entre novembro e janeiro, momento em que o número de surfistas aumenta.

O kitesurf também é praticado em Máncora, devido às ondas perfeitas e os ventos fortes, sobretudo entre os meses de maio e dezembro, que é a temporada de vento (estes se intensificam em agosto, setembro e outubro).

Veja Também: Mochilando pelo Norte do Peru

Gastronomia nas praias do Peru
Majarisco piurano. Fonte: http://menuperu.elcomercio.pe/recetas/majarisco-2252

Além disso, para aproveitar Máncora você também pode passear pelas barracas de venda de artesanato, comer em um bom restaurante ou ir a um bar pela noite – a vida noturna em Máncora é bastante agitada!

Não deixe de comer ceviche ou de provar o majarisco (banana verde com molho de mariscos)!

Para refrescar, prove a raspadilla de lúcuma, a raspadinha de uma fruta que não existe no Brasil, e também beba Cusqueña, a melhor cerveja do Peru, ou a Inca Kola, refrigerante peruano.

Veja Também: Peru: Cusco, Águas Calientes e Machu Picchu

Máncora é uma das melhores praias do Peru
Surfista e seu cachorro no mar de Máncora. – Foto de Elí Wilfredo Zavaleta Aguilar.

Outra praia, a mais popular entre as pessoas que têm maior poder aquisitivo, é Punta Sal. Considerado por um site peruano “o lugar mais sedutor do norte do Peru”, Punta Sal é conhecido por suas águas claras, tranquilas e agradáveis para banho (a água do Oceano Pacífico costuma ser mais gelada se comparada com a do Oceano Atlântico, mas, dizem que, na região, a água é morna). Também é considerado o lugar ideal para a pesca e o mergulho.

Veja Também: Praia, neve ou campo? Nova Zelândia é o lugar

Punta Sal é uma das mais belas praias do Peru
Punta Sal. – Foto de Iracema Cerdan Zavaleta Galves.

Aqueles que não gostam de agitação, preferirão ficar em Punta Sal do que se hospedar em Máncora. As duas praias estão somente a 23 km de distância uma da outra, ou seja, é possível conhecer as duas tranquilamente.

Em Punta Sal, há a opção de ficar em um resort com sistema tudo incluso. O Royal Decameron Punta Sal Beach Resort está na Panamericana Norte km 1190 (apesar de ser um resort de fama internacional, sua avaliação no Trip Advisor é mediana).

Veja Também: Canasvieiras: Bela praia de Florianópolis

Como chegar

Para chegar tanto a Máncora quanto a Punta Sal, pode-se tomar um ônibus desde Lima, Tumbes, Piura (cidades do Peru) ou Guayaquil (cidade localizada no Equador).

A opção do avião é possível desde Lima até Piura ou até Tumbes e, em seguida, opta-se por um transporte em carro, táxi ou ônibus.

Próximo a Máncora (120 km ao norte) está Puerto Pizarro, lugar onde da foz do rio Tumbes. Ali é o único lugar do Peru onde se vê mangues. O Santuario Nacional Manglares de Tumbes é uma área com fauna e flora protegidas e vale uma visita.

Veja Também: Conheça a belíssima Praia de Ponta Negra

Puerto Pizarro no Peru
Puerto Pizarro. – Foto de Iracema Cerdan Zavaleta Galves.
Isla de los Pájaros, em Santuario Nacional Manglares de Tumbes. - Peru
Isla de los Pájaros, em Santuario Nacional Manglares de Tumbes. – Foto de Elí Wilfredo Zavaleta Aguilar.

Passeios

Na região também está a poza de barro, que é uma piscina natural com águas termais que, segundo dizem, tem propriedades curativas.

Se quiser dar uma esticadinha, visite a cidade de Tumbes (que está a uma hora e meia de carro de Punta Sal e a apenas 30 km da fronteira do Peru com o Equador).

Fazer uma caminhada pela cidade, passando pela Plaza de Armas, o Paseo Jerusalén e o Dique III Milenio, é bem agradável, pois a arte que encontramos por ali enche os nossos olhos de beleza.

Veja Também: Natal: dunas e praias exuberantes

Plaza de Armas de Tumbes
Plaza de Armas de Tumbes. – Foto de Elí Wilfredo Zavaleta Aguilar.
Tumbes Peru
Tumbes. – Fotos de Elí Wilfredo Zavaleta Aguilar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here