As 10 praias mais bonitas de Alagoas

Não é nenhum exagero afirmar que as melhores praias brasileiras estão em Alagoas, estado do Nordeste, região famosa por ser considerada o Caribe brasileiro.

2
107819

Em tempos de dólar e euro em alta, a maior parte dos turistas brasileiros adia um pouco a ida ao exterior e prefere ficar pelas bandas daqui mesmo, movimentando o turismo nacional.

Veja Também: As melhores praias de Búzios

Mas você se vê com um problema: não sabe aonde ir nas suas férias. Se você gosta de praia, deixa eu te dar uma dica: vai para Alagoas (e me agradece depois)!

Veja Também: Os melhores destinos para Viagem em Julho

Que Alagoas tem o litoral mais bonito do Brasil, ninguém questiona (Desculpa Brasil, mas não tem o que questionar aqui!).

O fato é que esse estado, o segundo menor do país, que conta com uma população de aproximadamente 3,4 milhões de habitantes, tem um litoral de 230km de pura beleza e encantamento.

Veja Também: As 7 mais belas e melhores praias de Santa Catarina

São diversas praias, ao longo de toda a costa litorânea, com areia branca e água cristalina (ora verde, ora azul, ora os dois) que não ficam devendo em absolutamente nada às praias do Caribe.

Um ponto positivo para Alagoas é o fato de que há belas praias em toda a costa litorânea, diferente de outros estados que têm belas praias, mas algumas são distantes da capital.

Então, seja indo para o Litoral Sul, seja indo para o Litoral Norte, ou decidindo ficar na capital Maceió, a verdade é que você pode estar certo de que, independente da sua escolha, estará rodeado de praias de água morna e paisagens deslumbrantes.

Veja Também: As melhores praias de Florianópolis

Conheça as 10 praias mais belas do litoral de Alagoas

Obviamente que, com um litoral de 230km, Alagoas tem inúmeras praias e todas elas têm seu charme e beleza. Mas aqui, vamos te indicar as 10 praias mais bonitas do estado (na minha opinião, claro).

Veja Também: As melhores praias do Peru

Litoral Sul

No Litoral Sul, além das praias maravilhosas, há a presença de rios, mangues e lagoas, como as Lagoas Mundaú e Manguaba, que merecem uma atenção especial.

Foto da Praia do Francês no Litoral Sul de Alagoas
Praia do Francês no Litoral Sul de Alagoas – Foto: Larissa Pinto
Praia do Francês:

considerada um point dos amantes do surf, a Praia do Francês agrada gregos e troianos.

Tem uma parte que é protegida por uma barreira de recifes, o que permite que as águas sejam tranquilas, uma maravilha para crianças e para os praticantes de mergulho e stand up.

Já no local onde acaba essa barreira, começa o mar mais agitado, próprio para quem deseja surfar. (Fica a 20km da capital)

Veja Também: Canasvieiras: Bela praia de Florianópolis

Foto da Praia do Gunga no Litoral Sul de Alagoas
Praia do Gunga no Litoral Sul de Alagoas – Foto: Larissa Pinto
Praia do Gunga:

Outro point do Litoral Sul de Alagoas é a Praia do Gunga, que fica localizada no município da Barra de São Miguel.

Você pode chegar ao Gunga saindo de barco pela Barra de São Miguel ou seguindo de carro. Não deixe de visitar o Mirante da Praia do Gunga. A vista de lá de cima impressiona. (Fica a 33km da capital)

Veja Também: Conheça a belíssima Praia de Ponta Negra

Foto das Dunas de Marapé no Litoral Sul de Alagoas
Dunas de Marapé no Litoral Sul de Alagoas – Foto: Blog Belezas Naturais
Dunas de Marapé:

Esse é outro passeio que está entre os queridinhos dos turistas que passam por aqui. Um pouco mais distante da capital do que as duas anteriores, é necessário ir até Jequiá da Praia se quiser conhecer esse local, que contempla tanto o mar quanto o rio. (Fica a 65km da capital)

Veja Também: Natal: dunas e praias exuberantes

Maceió

Um dos grandes diferenciais de Alagoas em relação aos demais estados é o fato de que você já se depara com praias maravilhosas sem nem precisar sair da capital.

É em Maceió que está a melhor infraestrutura de hotéis e serviços do estado que todo turista deseja, além de um melhor acesso aos transportes.

Veja Também: Maceió: Um destino para férias inesquecíveis

Foto da Praia de Pajuçara em Maceió
Praia de Pajuçara em Maceió – Foto: Larissa Pinto
Praia de Pajuçara:

Por ser uma das praias mais famosas do estado, é uma das mais procuradas também, principalmente pelos turistas que desejam fazer o passeio até as piscinas naturais.

Esses passeios, normalmente feitos em jangadas para até 6 pessoas, custam em torno de R$ 30,00 (por pessoa).

Veja Também: As 10 melhores praias do Rio de Janeiro

Foto da Praia da Ponta Verde
Praia da Ponta Verde – Foto: Larissa Pinto
Praia da Ponta Verde:

Vizinha da Praia de Pajuçara, a Praia da Ponta Verde também é um destaque, principalmente na capital Maceió. O bairro da Ponta Verde é considerado um bairro nobre e há grandes opções para hospedagens, bares e restaurantes.

Veja Também: Jericoacoara: Uma das praias mais lindas do mundo

Foto da Praia de Ipioca em Maceió - Alagoas
Praia de Ipioca em Maceió – Foto: Franco Hoffchneider
Praia de Ipioca:

Ainda em Maceió, mas um pouco mais afastada do centro da cidade, a Praia de Ipioca também se destaca no litoral alagoano, principalmente quando a maré está baixa Um point dessa praia é o Restaurante Hibiscus.

Veja Também: Penedo: Uma cidadezinha alagoana com grandes histórias

Litoral Norte

O Litoral Norte de Alagoas é um encanto, um paraíso na Terra (tá, sou suspeita para falar)!

As praias dessa região estão entre as mais belas do país e não é por acaso. É no Litoral Norte que fica a Costa dos Corais, 130km de recifes de corais, que faz com que as águas sejam ainda mais calmas desse lado.

Veja Também: Balneário Camboriú: Destino para o Verão

Foto da Praia da Barra de Camaragibe no litoral norte de Alagoas
Praia da Barra de Camaragibe no litoral norte de Alagoas – Foto: Larissa Pinto
Praia da Barra de Camaragibe:

A praia da Barra de Camaragibe, que fica no povoado de mesmo nome, faz parte do município de Passo de Camaragibe e é umas das praias mais lindas do estado.

Além da beleza do seu mar azul, o que chama a atenção na paradisíaca Praia da Barra de Camaragibe é a tranquilidade desse local, que parece intocável. A praia ganhou 4 estrelas de pontuação do Guia Quatro Rodas. (Fica a 89km da capital)

Veja Também: Morro de São Paulo: Um paraíso no coração da Bahia

Foto da Praia da Barra de Camaragibe no Litoral Norte de Alagoas
Praia do Toque no Litoral Norte de Alagoas – Foto: Luis Morais

Praia do Toque:

Outra praia que parece intocável é a Praia do Toque, no município de São Miguel dos Milagres. Destino de muitos famosos de todo o país, a Praia do Toque se destaca pelas pousadas de luxo. (Fica a 106km da capital)

Veja Também: Porto Seguro: Aqui nasceu o Brasil

Foto da Praia do Patacho no Litoral Norte de Alagoas
Praia do Patacho no Litoral Norte de Alagoas – Foto: Alex Uchoa

Praia do Patacho:

Essa praia de mar verde encantador já recebeu 5 estrelas do Guia Quatro Rodas e não foi à toa.

A praia, que fica no município de Porto de Pedras, realmente merece a fama de praia mais linda do Litoral Norte alagoano.

Quando a maré está baixa, é possível ver, com ou sem snorkel, as centenas de peixes coloridos que encantam o turista. (Fica a 115km da capital)

Veja Também: O que encontrar em Balneário Camboriú

Praia de Maragogi no litoral norte de Alagoas - Foto: ASCOM
Praia de Maragogi no litoral norte de Alagoas – Foto: ASCOM

Praia de Maragogi:

Essa é sem dúvidas a praia mais conhecida de Alagoas Brasil afora. A fama da Praia de Maragogi e de suas piscinas naturais roda o país e todos querem conhecer as maravilhas desse lugar de águas cristalinas. Maragogi também conta com uma boa rede de hotéis e restaurantes. (Fica a 125km da capital)

Veja Também: Porto Seguro: 3 Pontos Turísticos Imperdíveis

Então, se você gosta de praias paradisíacas ou mais cheias de turistas, em Alagoas você terá os dois para escolher.

Além disso, terá a certeza de estar vindo para um local com algumas das praias mais belas do país, com paisagens deslumbrantes.

2 COMENTÁRIOS

  1. O Litoral brasileiro é de uma beleza sem palavras. O litoral do nordeste e suas praias paradisíacas são de uma beleza indiscritível. As praias dos estados de Alagoas e Pernambuco parecem mais paraísos naturais.
    As praias de Pernambuco são um espetáculo à parte, incluindo a encantadora é imperdível Ilha de Fernando de Noronha.
    Águas mornas e cristalinas,um sol maravilhoso, uma gastronomia variada e saborosíssima. Eu recomendo, programe suas férias e venha conhecer e desfrutar do litoral mais belo do brasil.

    Nilton Rodrigues.
    Recife/PE

  2. Sou suspeita a falar de Alagoas, é um lugar tão encantador que estou indo pela 6ª vez com a mesma animação e ansiedade da 1ª.
    Recomento alugar um carro e conhecer em torno de 1 ou 2 praias por dia caso fique uns 7 dias. Dê preferência na maré baixa, aonde é possível ver a real beleza do lugar.
    As praias do litoral Sul tem suas belezas Barra de São Miguel é minha favorita, mas a do litoral Sul são estupendas de tão lindas minhas preferidas são: Ponta do Mangue em Maragogi e São Miguel dos Milagres. Este ano vou conhecer Patacho, Praia do Toque e Antunes… Praias semi desertas, aguas mornas com uma cor de tirar o folego. A cidade em si não é cara se tratando de alimentação/restaurantes. Tem de todo preços e não decepcionam em nada.
    Minhas dicas são: alugue um carro, vá na maré baixa, vá em dias de sol e agradeça a Deus pelo privilégio de poder contemplar um lugar como este. Bjs

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here