As 10 melhores praias do Rio de Janeiro

Preparamos um roteiro especial de algumas das melhores praias do Rio de Janeiro para quem pretende aproveitar o mar, levando junto um pouco do calor escaldante que cariocas aguentam.

0
5409

Quando o assunto é verão, e a palavra é praia, a maior concentração de banhistas nativos e turistas fica no Rio de Janeiro. E com a temperatura chegando aos 40 graus com sensação térmica de 47, Gilberto Gil está coberto de razão, “o Rio de Janeiro continua lindo”.

Veja Também: Morro de São Paulo: Um paraíso no coração da Bahia

Preparamos um roteiro especial de algumas das melhores praias do Rio de Janeiro para quem pretende conhecer o litoral carioca levando junto um pouco do calor escaldante das belíssimas praias do Rio de Janeiro.

Veja Também: Jericoacoara: Uma das praias mais lindas do mundo

Guia das melhores praias do Rio de Janeiro

As melhores praias do Rio de Janeiro se concentram em sua maioria na Zona Oeste, porém, procuramos citar as melhores praias de Rio de Janeiro, independente de sua localização.

Veja Também: Porto de Galinhas: vá hoje e volte sempre

1 – Praia de Grumari

Está situada numa região de vegetação de restinga e pela natureza preservada, é hoje uma reserva ambiental, mantendo sua beleza e preservando o ecossistema.

Praia de Grumar e uma das melhores praias do Rio de Janeiro
Imagem extraída de: http://bitbiker.blogspot.com.br/2012/10/pedal-em-grumari-rj.html

Com 2.5 kms de extensão, fica na Barra da Tijuca, próximo a praia do Abricó. Dominada pelos surfistas, possui o mar agitado propiciando a prática do esporte.

Como chegar: pegar a Avenida do Estado da Guanabara, que fica no bairro do Recreio.

Onde ficar: O Hotel Pharos, para uma viagem romântica, tem 4 estrelas e fica a 19,2Km de distância da praia, tem seu valor menor por ser um motel, R$114,00, conforme informação da Booking.com

Onde comer: O Point de Grumari oferece desde frutos de mar, saladas, bebidas diferentes além do tradicional vinho, até carnes grelhadas e sobremesas.

Turismo: Conhecer os Arcos da Lapa é atração obrigatória.

Transporte: Não existe transporte para a Praia de Grumari, a forma para chegar lá é a seguinte, passa pelo Recreio shopping e segue adiante pergunte para alguém onde fica a Estrada Roberto Burle Marx e depois é seguir em frente.

Veja Também: Balneário Camboriú: Destino para o Verão

2 – Praia de Lopes Mendes – Ilha Grande

De todas as praias que visitei no Rio de Janeiro, muitas são lindas, porém, tem uma que é impossível não citar: Praia de Lopes Mendes – Ilha Grande.

Praia de Lopes Mendes Ilha Grande uma das melhroes praias do Rio de Janeiro
Imagem extraída de http://www.skyscanner.com.br/noticias/6-praias-mais-bonitas-do-rio-de-janeiro

Em toda a sua extensão de 3km de areia fina, existe um belo contraste provocado pelas amendoeiras. Suas águas variam do azul cristalino ao verde. O mar costuma ser bravo, mas na baixa temporada, costuma dar ao turista a sensação de paz e tranquilidade.

A Ilha Grande já teve um presídio e por conta disso, os mais crédulos e impressionáveis dizem que a ilha possui um ar carregado e há até quem diga que é assombrada pelo espírito de presos que morreram ali. Mas diante de toda sua beleza e majestade é muito fácil esquecer esses detalhes. Esse é sem dúvida parte de um roteiro que deve ser seguido para quem procura as melhores praias do Rio de Janeiro.

Como chegar: é preciso percorrer uma trilha, em uma caminhada que pode chegar a duas horas, partindo da Vila de Abraão. Outra forma, é sair de barco de Angra dos Reis, esse transporte é pago e varia de acordo com cada dono de embarcação.

Onde comer: O Casarão da Ilha é um restaurante de cozinha variada e é um dos que não são tão caros.

Onde ficar: existem opções para todos os bolsos, mas uma boa dica é a Pousada Tony Montana, que tem preço econômico e é um local para quem curte tranquilidade e contato com a natureza.

Vida noturna: Os restaurantes são também bares, portanto, é possível ouvir os burburinhos dos bares até altas horas da madrugada.

Veja Também: Mangue Seco: A pérola da Bahia

3 – Praia do Farol – Arraial do Cabo

Nossa próxima parada será na Praia do Farol, que fica no Arraial do Cabo. A praia está ranqueada entre as melhores do mundo pelo TripAdvisor. O inconveniente da Praia é o controle que a Marinha tem sobre ela.

Praia do Farol Arraial do Cabo uma das melhores praias do Rio de Janeiro
Imagem extraída de loucosporpraia.com.br

As visitas devem ser rápidas, mas é um passeio que vale a pena, pois é possível ver a vida marinha sem equipamento de mergulho, de tão translúcida que é a água.

Onde comer: Como é proibido o consumo de qualquer alimento na Praia do Farol, o jeito é comer nas praias vizinhas.

Onde ficar: Existem hospedagens nas praias vizinhas acessíveis para todos os bolsos.

Não existe vida noturna. O jeito é fazer um passeio rápido e cuidar dos equipamentos fotográficos, pois o vento e areia fina pode danificar a lente do equipamento.

Veja Também: São Sebastião além de Maresias

4 – Praia do Arpoador

E chegamos a mais uma das melhores praias do Rio de janeiro. Atracando na Praia do Arpoador, é possível aplaudir um maravilhoso pôr-do-sol do alto de uma pedra que fica lotada de turistas e cariocas. É uma das praias mais lindas do Rio. O mar é raso e calmo e suas águas de um verde cristalino. Já é um point conhecido entre os surfistas.

Praia do Arpoador uma das melhores praias do Rio de Janeiro
Foto de José Raphael Berrêdo / G1

Como chegar: pelos bairros Copacabana e Ipanema

Onde beber: Bar Belmonte de Ipanema – Boteco popular pelos seus petiscos e bom chopp.

Onde comer: Os preços na região costumam ser salgados, mas existem algumas opções econômicas nos bairros vizinhos de Ipanema e Copacabana.

Atrações turísticas: O local oferece aparelhos de musculação, pista de skate e quiosques, além do parque Garota de Ipanema, onde artistas brasileiros e internacionais fazem apresentações populares.

Como a praia fica acesa durante toda a noite, é possível badalar à vontade

5 – Praia Vermelha – Urca

Imagem extraída de www.rioquepassou.com.br
Imagem extraída de www.rioquepassou.com.br

Continuando nosso roteiro, encontramos no caminho mais uma praia que merece estar entre as melhores praias do Rio de Janeiro. Estamos na Praia Vermelha, famosa pela sua areia vermelha, é frequentada por amantes das canoas havaianas. Fica na Urca e é um dos cartões postais da cidade.

Onde comer: O Clube Militar e seu restaurante é aberto ao público

Onde ficar: Como a praia fica próxima do bondinho, o que não falta é hotel com preços acessíveis.

Veja Também: Quer relaxar? Fortaleza é o lugar!

6 – Vila de Trindade – Paraty

Nada como passear e descobrir as praias lindas desta cidade. Uma após a outra, elas vão surgindo, majestosas mostrando o que o Rio tem de melhor. A próxima parada fica na Vila de Trindade, situada em Paraty, há apenas 10 minutos do centro histórico.

Cachadaco Trindade uma das melhores praias do Rio de Janeiro
Imagem extraída de tripsnature.blogspot.com

É um dos poucos lugares do país em que a Mata Atlântica permanece intocada, por isso, é um local tranquilo.

As praias mais próximas à vila são a do Cepilho, a Praia de Fora, dos Ranchos e a Praia do Meio. Já a praia e a piscina natural do Cachadaço são mais distantes e o turista necessita realizar uma caminhada de aproximadamente 1 hora, saindo da vila.

Por possuir um ambiente rústico, é ideal para quem busca simplicidade além de natureza, pois além das praias, é possível encontrar também várias cachoeiras.

Pontos turísticos: todas as praias são um convite para os olhos.

Onde comer: Restaurante A Casa, situado na avenida principal, apresenta um cardápio variado e delicioso e com preços bem acessíveis.

Onde ficar: Opções é que não faltam. Trindade tem desde pousadas mais rústicas até hotéis no meio da mata.

Pode colocar Trindade no roteiro das 10 melhores praias do Rio de Janeiro.

Veja Também: Canoa Quebrada: próximo destino

7 – Saquarema

Chegamos num dos lugares mais frequentados por surfistas. Saquarema está entre as 10 melhores cidades praianas do Rio de Janeiro. O título é justo!

Praia de Itauna uma das melhores praias do Rio de Janeiro
Imagem extraída de comendadorcarlosribeiro.blogspot.com

Fica aproximadamente 100km distante da capital, mas a cidade é conhecida pelas belas praias que possui , destacando Barra Nova, Boqueirão, Itaúna, Jaconé, Vilatur e Vila sendo que a mais famosa é a Praia de Itaúna, justamente por ser o melhor lugar para o surf, não é a toa que é conhecida como a capital nacional do surfe.

Turismo: as praias, as lagoas, cachoeiras e cascatas, serras, o Sambaqui da Beirada (sítio arqueológico de 4500 anos), a Igreja Matriz N. S. de Nazareth, o Templo do Rock (museu-residência do roqueiro Serguei) e a rampa de vôo livre. Além disso, é uma referência no que diz respeito à estrutura disponível para desenvolver atletas.

Onde comer: As opções são várias, come-se desde sanduiches até crepes

Onde ficar: A maioria dos hotéis e pousadas tem preços meio salgados, alguns com preços altíssimos, mas é possível encontrar alguns com preços mais módicos, como a Pousada da Titia.

Veja Também: Seguro viagem: porque você não pode embarcar sem ele!

8 – Prainha – Tijuca

Prainha na Tijuca é uma das melhores praias do Rio de Janeiro
imagem extraída de turismo.ig.com.br

Chegamos à Prainha, situada na Tijuca é um paraíso para quem pratica surfe, tendo à disposição dos olhos paisagens naturais dominadas pela Mata Atlântica.

Como está situada na Tijuca, o que não falta é onde comer, hospedagem e muitos pontos turísticos mais populares do Rio de Janeiro. Por isso, a Prainha merece figurar entre as 10 melhores praias do Rio de Janeiro.

Veja Também: 4 situações que pedem um Seguro Viagem

9 – Praia do Forte – Cabo Frio

Foto da Praia do Forte em Cabo Frio - Considerada uma das melhores praias do Rio de Janeiro
Imagem extraída de http://loucosporpraia.com.br/praia-do-forte-centro-cabo-frio/

Praia do Forte é um nome comum a várias praias do litoral brasileiro, pois muitas delas possuem um forte em suas margens. Isso acontece porque diversos fortes foram construídos ao redor do Brasil para defender nosso território de invasões.

Praia do Forte no Cabo Frio é uma das melhores praias do Rio de Janeiro
Imagem extraída de http://loucosporpraia.com.br/praia-do-forte-centro-cabo-frio/

A Praia do Forte que falamos agora está situada em Cabo Frio. Uma das praias mais bonitas da cidade, pela sua limpeza, a areia tão limpa e branca e água mais límpida que se pode imaginar. A praia tem fama de ser mais bonita que as praias do Caribe. Fica bem próxima de Niterói.

Esta é mais uma praia que consta da lista das 10 melhores praias do Rio de Janeiro.

Onde ficar: é uma das praias em que mais se encontram casas para alugar. E por esse motivo, a maioria dos turistas optam por cozinhar em casa. Mas ainda existem outras opções.

Onde comer: muitos quiosques, bares e restaurantes nas proximidades.

Atividade turística: Aproveite e visite a capela Santa Helena construída em 1615 e o forte São Mateus construído em 1620.

Onde ficar: Muitos Hotéis e Pousadas.

Veja Também: O que não pode faltar na mala das férias de verão

10 – Itacoatiara – Niterói

Itacoatiara em Niterói é consideraa uma das melhores praias do Rio de Janeiro
Mar forte e ondas perfeitas para o surfe em Itacoatiara – Niterói – Imagem extraída de frankchaves-ita.blogspot.com

Terminamos nosso roteiro turístico em Niterói, fazendo uma parada em Itacoatiara, lugar perfeito para quem curte ondas fortes e altas para a prática do surfe.

Conheça Itacoatiara em Niterói - Reconhecida como uma das melhores praias do Rio de Janeiro
Enseada com piscinas naturais em Itacoatiara – Niterói – Imagem extráida de br.kekanto.com

Do outro lado da praia existe uma enseada com piscinas de águas calmas e límpidas entre pedras e vegetação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here