8 lugares incríveis para conhecer quando estiver na Itália

Veja 8 lugares incríveis para conhecer quando estiver na Itália e surpreenda-se com um dos lugares mais lindos e fascinantes do planeta.

0
1379

A Itália é, sem dúvida, um dos lugares mais lindos e fascinantes do planeta e essa talvez seja uma das principais razões para o País figurar entre os destinos prediletos de turistas de todas as partes do mundo.

Localizada no centro-sul da Europa, a Itália é hoje, o quinto País mais populoso do continente, com cerca de 60 milhões de habitantes.

Sua capital, Roma, durante séculos, foi a capital do Império Romano, centro do poder político e religioso de todo o Ocidente.

A influência deste período, existente até hoje no País, pode ser observada na arquitetura e nos monumentos que revelam uma Itália carregada de história e cultura.

As paisagens italianas se destacam por serem bastante democráticas, agradando tanto a turistas que desejam visitar monumentos históricos e apreciar uma das melhores gastronomias do mundo, quanto os que preferem as grandes metrópoles da moda e até mesmo os que optam por relaxar em pequenas cidades pitorescas que pedem para serem exploradas com bastante calma.

Veja Também: 5 dos mais bonitos lugares para visitar na Itália

A forte ligação existente entre os brasileiros e a Itália, graças à imigração italiana para o Brasil, ocorrida entre 1880 e 1930, desperta, naturalmente nos brasileiros o desejo de desbravar este pedaço da Europa, muitos, inclusive, interessados em conhecer o local de onde vieram os seus antepassados.

Por isso, para saber um pouco mais sobre os lugares mais deslumbrantes deste país encantador e acolhedor, conheça 8 lugares incríveis para conhecer quando estiver na Itália.

Curta: Nossa Página no Facebook

1 – Toscana na Itália

Toscana na Itália
Fonte: Dicas da Itália

A Toscana é um daqueles lugares incríveis que lembram os cenários mais belos e perfeitos do cinema. (Assista ao filme “Sob o Sol da Toscana” e entenda o porquê).

A beleza pitoresca e bucólica desta região administrativa da zona central da Itália parece reunir, em um só lugar, todos os prazeres e delícias do País: comida, bebida e os lugares mais lindos do Mediterrâneo.

É na Toscana que estão localizados alguns dos principais pontos turísticos da Itália, com destaque para a famosa Torre de Pisa e para a capital, Florença, terra de arte e cultura, berço do Renascentismo e de gênios como Dante Alighieri, Maquiavel, Michelangelo, Galileu, Pucini e Leonardo da Vinci.

Por respirar cultura e arte, um passeio praticamente obrigatório em Florença é na Galeria Degli Uffici, considerado um dos melhores museus do mundo.

Outras províncias imperdíveis na Toscana são Lucca e Arezzo, que trazem características muito singulares de uma Itália bucólica, linda e apaixonante.

Ao montar o seu roteiro, inclua passeios pelas charmosas ruas em pedra e casas antiquíssimas, além de igrejas históricas, galerias e museus.

Não deixe também de visitar algumas das melhores vinícolas italianas e ir a quantos restaurantes puder.

Afinal, você estará no País da melhor gastronomia e dos melhores vinhos do mundo.

Então, esqueça a dieta enquanto estiver por lá!

Veja Também: Pequena e charmosa: o cartão postal de Pisa

2 – Emilia-Romagna

Emilia-Romagna na Itália
Fonte: Walks of Italy

Na fronteira com a Toscana, ao norte da Itália, está a região de Emilia-Romagna, onde são produzidos os melhores queijos do País.

Se você pretende passar por lá, vai ser inevitável não querer provar todos.

O parmesão e o grano padano são os mais famosos da região.

O azeite balsâmico produzido em Emilia-Romagna também tem um sabor ímpar e é utilizado na culinária de todo o País.

Bolonha, Parma, Modena, Ravena e Ferrara são as províncias mais visitadas por turistas que vão a Emilia-Romagna.

Bolonha, a capital, chama a atenção pela arquitetura antiga e pelo centro histórico, que abriga alguns dos monumentos mais famosos da província, como o Palácio do Rei Enzio, construído no ano 1200 e a Fonte da Praça de Netuno.

Para ter uma vista incrível da cidade, vá até a Torre dos Asinelli.

Do alto de seus 498 degraus é possível vislumbrar os quatro cantos da cidade.

Já a pequena e charmosa Parma se destaca pelas simpáticas casinhas de tijolos vermelhos e pelos afrescos de Correggio, espalhados pela cidade.

Parma, assim como Módena também é conhecida pela excelência e dedicação à música erudita.

Veja Também: 5 fatos que tornam a Itália imperdível para os amantes dos automóveis

3 – Veneza

Veneza na Itália
Fonte: Dicas da Itália

A romântica Veneza não poderia ficar de fora da lista com os lugares mais incríveis para se conhecer na Itália, tanto por sua beleza singular, quanto por seu valor histórico.

A província é uma das 117 ilhas da região de Vêneto, localizada a nordeste do País.

Os principais pontos turísticos da região podem ser visitados nos mundialmente famosos passeios de gôndolas, já que a maioria das vias da cidade são inundadas.

Entre os locais que você pode ir, guiado pelos simpáticos gondoleiros venezianos, estão a belíssima Ponte de Rialto, que cruza o Grande Canal, e a Ponte dos Suspiros.

A Praça de São Marcos é igualmente imperdível por suas construções históricas e deslumbrantes, como a famosa Torre do Relógio, a Basílica de São Marcos e a Torre Veneziana, de onde se tem a melhor vista da cidade.

Em frente à Praça de São Marcos uma pequena ilha abriga a esplêndida igreja San Giorgio Maggiore, projeto do ilustre arquiteto italiano Andrea Palladio, construída no século XVII.

Da torre da Igreja, a visão que se tem é um panorama de toda Veneza.

Para chegar até lá, o turista precisa embarcar em um Vaporetto (táxi barco).

Veja Também: Visitando Verona: a cidade de Romeu e Julieta

4 – Sicília

Sicília na Itália
Fonte: Voyages detective

A Sicília é uma região autônoma da Itália e mais um dos lugares incríveis para você conhecer quando estiver no País.

Se o povo italiano já é naturalmente caloroso, os sicilianos são ainda mais e guardam um amor e dedicação impressionantes por sua terra, o que faz o destino ser ainda mais cativante.

A Sicília é um local histórico.

Dos 51 Patrimônios Mundiais da Humanidade da Itália, sete estão na Sicília.

Gregos, bárbaros, fenícios, romanos, árabes, bizantinos e normandos foram alguns dos povos que passaram pela região, deixando sua marca e traços de colonização, como as cidades barrocas do Val di Noto, a Necrópole Rupestre de Pantallica e os Vale dos Templos de Agrigento.

Banhada pelos mares Tirreno, Mediterrâneo e Jônico, a Sicília carrega inúmeras ruínas, sítios arqueológicos e praias paradisíacas, como a San Vito Lo Capo e a Spiaggia dei Conigli.

Veja Também: Europa: Saiba economizar na Viagem ao velho Continente

5 – Milão

Milão na Itália
Fonte: Dicas da Itália

Cosmopolita e moderna, Milão, capital da Lombardia, é o centro da moda e do estilo de vida luxuoso da Itália, contemplando inúmeros lugares incríveis para você conhecer quando estiver por lá.

A cidade abriga as matrizes das maiores grifes do mundo, como Versace, Prada e Dior, cujas lojas são verdadeiros pontos turísticos dos amantes de moda e do consumo.

Caótica, como toda grande metrópole, Milão recebe milhões de turistas todos os anos.

Apesar da arquitetura e do estilo de vida moderno que oferece, a cidade resiste com uma rica e ampla cultura histórica, que abriga locais históricos como a igreja Santa Maria delle Grazie, onde está exposta a obra “A Última Ceia” do mestre italiano Leonardo da Vinci.

Restaurantes badalados e com culinária variada também fazem parte do roteiro em Milão.

Polentas, risotos, mascarpones e queijos gorgonzola disputam a atenção e o estômago dos turistas.

Não deixe também de visitar a Catedral de Milão, construída em estilo gótico e sede da arquidiocese da cidade.

Você vai se emocionar com a beleza arquitetônica e energia do local.

Estenda a viagem mais a norte ainda na Lombardia e vá até a região italiana dos Alpes, que se estendem da Áustria até a Eslovênia.

O cume dos Alpes é justamente na fronteira entre a Itália e a Suíça, o Monte Branco, que possui 4.810,45 metros de altitude.

Veja Também: Milão não pode faltar no seu roteiro de tour pela Itália

6 – Roma

Roma na Itália
Fonte: Slavian Tours

Roma é a capital da Itália e da Região do Lácio, norte do País e reúne uma grande diversidade de roteiros históricos, gastronômicos e arquitetônicos, o que a torna um reduto imperdível de lugares incríveis para conhecer quando estiver na Itália.

Roma também abriga o Vaticano, coração da Igreja católica e residência oficial do sumo-pontífice, o Papa.

No Vaticano, além da Basílica e da Praça de São Pedro, o turista pode apreciar os museus mais ricos e deslumbrantes da Europa.

Em Roma também está o Coliseu, um dos maiores símbolos da história antiga, construído no ano de 72 d.C.

O local, que servia como arena de entretenimento para luta de gladiadores durante o Império Romano, hoje atrai mais de 4 milhões de turistas todos os anos.

Além do Coliseu, outros monumentos que precisam ser visitados quando você estiver na Itália, é o Fórum Romano (berço do direito moderno), o Paladino, o Templo de Saturno e o Panteão, templo onde estão enterrados mestres das artes como o pintor italiano Rafael e diversos membros da antiga família real italiana.

Alguns dos museus mais visitados da Europa também estão em Roma e merecem atenção especial durante a viagem.

Veja Também: As 7 mais belas e melhores praias da Europa

7 – Costa Amalfitana

Costa Amalfitana na Itália
Fonte: Dicas da Itália

Bem próximo à Nápoles, está o mais belo litoral de toda a Itália, e um dos lugares mais incríveis para se conhecer no País.

Trata-se da Costa Amalfitana, banhada pelo Mar Tirreno, que se estende por 50 quilômetros de praias paradisíacas e cercadas por muita natureza.

Reduto de ricos e famosos, a Costa Amalfitana tem um dos mares mais belos da Europa e vilarejos que farão você se apaixonar.

Além das praias, o turismo se espalha pelas cidades, que abriga uma incrível catedral de influência barroca e bizantina, construída no século IX e casinhas encantadoras.

Acima de penhascos imponentes, o turista encontra também a Villa Rufolo, de onde se tem uma vista impressionante de toda a região.

Veja Também: 5 destinos na Suíça tão lindos que parecem de mentira

8 – Piemonte

Piemonte na Itália
Fonte: Mariana Kalil

Para quem está em busca de sossego, um dos lugares mais incríveis para conhecer quando estiver na Itália é Piemonte.

Local de belas paisagens naturais e reduto de quem quer comer e beber do bom e do melhor, Piemonte, norte da Itália, é a terra onde nasce a trufa mais preciosa do mundo: a trufa branca.

Ali também é a casa do vinho Barolo, de produção nobre e reconhecimento mundial.

Lar lendário da família real italiana, a Casa de Savoia, Piemonte é cercada por colinas e pequenos vilarejos, que seguem uma rotina pacata e rural, em especial de vinícolas, muitas das quais tombadas como patrimônio da UNESCO.

Além das vinícolas, uma das principais atrações de Piemonte é a caça às raras trufas brancas, que ocorre entre os meses de outubro e novembro.

A atração reúne amantes de gastronomia, curiosos e grandes chefs de cozinha, ansiosos por encontrarem as caríssimas trufas que chegam a custar 5 mil euros o quilo.

Em Piemonte foi fundado o Movimento Slow Food, que defende o prazer de comer à mesa e apreciar o sabor de cada alimento, sem pressa.

Com muitos restaurantes que trazem o conceito e pratos em cinco tempos, a cidade de Alba é referência na gastronomia italiana.

Entre os destaques está o restaurante Piazza Duomo, três estrelas Michelin, comandado pelo chef Enrico Crippa.

Veja Também: 8 pontos turísticos mais lindos da Grécia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here