5 destinos no interior de Minas Gerais que são verdadeiros refúgios

Veja 5 destinos no interior de Minas Gerais que são verdadeiros refúgios para quem busca sossego, tranquilidade e paz, cercado - é claro - por muito verde.

0
2273

Minas Gerais é um dos Estados mais procurados por brasileiros e estrangeiros interessados em turismo histórico e ecológico do Brasil.

Destino preferido de mochileiros, Minas é recanto de um povo hospedeiro e simpático, cuja história, paisagens naturais e arquitetura merecem ser conhecidas e vistas de perto.

A culinária, de sabor e aroma incomparáveis, é um universo à parte que completa este roteiro de viagem que todo o turista sonha fazer.

Apesar de abrigar destinos nacionalmente conhecidos, como o circuito das cidades históricas e a capital, Belo Horizonte, Minas também reserva algumas surpresas no interior do Estado, considerados verdadeiros refúgios para quem busca sossego, tranquilidade, paz e contemplação, cercado, é claro, por muito verde.

Se a sua intenção é desfrutar de férias com bastante sossego rodeado de belezas naturais, confira a seguir alguns dos melhores roteiros no interior de Minas Gerais para quem quer encontrar um retiro em meio à natureza.

Curta: Nossa Página no Facebook

1 – Gonçalves no interior de Minas Gerais

Gonçalves no interior de Minas Gerais
Fonte: Eliana Carvalho

Em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira, a charmosa Gonçalves é um dos melhores destinos do interior de Minas Gerais para quem está em busca de sossego.

Cercada por pousadas charmosas e bistrôs, que são um deleite para desfrutar o melhor da culinária mineira, a cidade também tem opções para quem deseja aproveitar as trilhas e montanhas que surgem no caminho para a zona rural.

É na região das montanhas que o turista encontra o cenário perfeito para praticar esportes de aventura como moutain bike, cavalgada e escalada.

Gonçalves no interior de Minas Gerais 1
Fonte: Gonçalves MG

Já as cachoeiras são um ponto de encontro para relaxar e aproveitar as quedas d’água cristalinas que variam de 1 a 50 metros de altura.

São mais de 30 cachoeiras espalhadas pela cidade, algumas, inclusive, bem próximas ao centro.

Veja Também: TOP 5 lugares incríveis para se visitar em Minas Gerais

2 – Conceição do Mato Dentro

Conceição do Mato Dentro no interior de Minas Gerais
Fonte: Edital Concursos Brasil

Situada em uma região de montanhas, Conceição do Mato Dentro é um refúgio no interior de Minas Gerais, localizado a 175 quilômetros da capital, Belo Horizonte.

Conceição do Mato Dentro no interior de Minas Gerais 1
Fonte: Os caminhantes

A cidade é conhecida por abrigar a Cachoeira do Tabuleiro, terceira maior queda d’água do Brasil (273 metros) e figura como um dos pontos turísticos mais bonitos de Minas.

Além da Cachoeira do Tabuleiro, Conceição do Mato Dentro é formada por diversos cursos de água, entre cachoeiras, poços e lagos.

Suas grutas, montanhas e campos também chamam a atenção pela beleza e paz que trazem ao visitante a cada instante de contemplação.

Dentre os pontos turísticos mais visitados da cidade encontram-se o Cânyon do Peixe Tolo, a Serra do Cipó, a Serra do Intendente, a Cachoeira Rabo de Cavalo, o Parque Natural Salão de Pedras, o Poço Azul e a Serra do Espinhaço.

Veja Também: 12 lugares para uma escapada de fim de semana saindo de Belo Horizonte

3 – Delfinópolis

Delfinópolis no interior de Minas Gerais
Fonte: Guia do Turismo Brasil

No coração da Serra da Canastra, a pequena Delfinópolis, no interior de Minas Gerais, é um refúgio de encanto e beleza natural, ideal para quem procura tranquilidade e a prática de ecoturismo.

A cidade atrai muitos praticantes de esportes de aventura, como mountain bike, trekking, off road e desportos náuticos.

Delfinópolis no interior de Minas Gerais 1
Fonte: Pousada Cachoeira Paraíso

As trilhas, espalhadas por todo município, convidam o turista a explorar as serras exuberantes que levam a quedas d’água incríveis, como a Cachoeira do Paraíso, a Cachoeira do Claro, a Cachoeira do Quilombo e a Cachoeira Nascente das Gerais.

A cidade também oferece outros atrativos para quem busca tranquilidade.Passeios pela represa do Peixoto, Chapadão da Babilônia, Serra Caminho do Céu e o Condomínio das Pedras são opções que valem a pena ser desfrutadas.

A hospedagem fica por conta das pousadas graciosas em fazendas longe do centro da cidade que trazem ainda mais o clima bucólico do interior para a sua viagem.

Veja Também: Poços de Caldas: Lugar de descanso, contato com a natureza e lazer

4 – São Gonçalo do Rio das Pedras

São Gonçalo do Rio das Pedras no interior de Minas Gerais 1
Fonte: Portal da Prefeitura de Serro

Com pouco mais de 1500 habitantes e a 344 quilômetros de Belo Horizonte, São Gonçalo do Rio das Pedras é vizinha da famosa Diamantina, localizada no Vale do Jequitinhonha.

Pequena e com todo o estilo de cidade do interior, São Gonçalo do Rio das Pedras é o local perfeito para você relaxar e curtir dias de silêncio e calmaria junto à natureza.

São Gonçalo do Rio das Pedras no interior de Minas Gerais
Fonte: Refúgio dos 5 Amigos

As seis cachoeiras da cidade e arredores são a principal atração natural do local, que é bastante conhecido pelo trabalho dos artesãos da Associação Cultural e Comunitária Sempre Viva e por seus festivais gastronômicos, com destaque para o Festival de Frango Caipira, ocasião ideal para aproveitar uma boa comida mineira do interior.

Veja Também: Diamantina: A terra dos diamantes

5 – São João Batista do Glória

São João Batista do Glória no interior de Minas Gerais
Fonte: YouTube
São João Batista do Glória no interior de Minas Gerais 1
Fonte: Guia do Turismo Brasil

Outro paraíso escondido no interior de Minas Gerais, São João Batista do Glória atrai, principalmente, por suas cachoeiras selvagens que brotam em todos os cantos da cidade.

“Paraíso Perdido” e “Caminho do Céu” são os complexos de cachoeiras e paredões mais famosos da região e pertencem ao roteiro turístico oficial do município.

A 372 quilômetros de Belo Horizonte, São João Batista do Glória oferece tranquilidade e refúgio para todos os turistas que chegam ali em pousadas aconchegantes e restaurantes com pratos típicos da culinária mineira.

Já para os mais aventureiros, não faltam opções para desbravar a espetacular Serra da Canastra.

Veja Também: Ouro Preto: Seguindo a Estrada Real

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here