4 cervejarias artesanais na Serra Gaúcha que valem a pena conhecer

Confira as principais cervejarias artesanais na Serra Gaúcha. A "Rota cervejeira" é parada obrigatória para os amantes da bebida que se interessam em conhecer o processo de fabricação dessa iguaria.

0
248

A Serra Gaúcha encanta por sua magnitude e pelas incontáveis belezas naturais que atraem milhares de turistas todos os anos, especialmente quando o friozinho começa a dar sinais de que está chegando.

Além das atrações naturais, as vinícolas e cervejarias artesanais são paradas obrigatórias do roteiro turístico de quem vai à Gramado, Nova Petrópolis e Canela.

Devido ao sucesso de suas cervejas artesanais, essas cidades acabaram criando, em 2015, a Rota Cervejeira, destinada aos amantes da bebida, que se interessam em conhecer o processo de fabricação de uma das iguarias mais amadas pelos brasileiros.

A simplicidade das produções é, também, o seu maior charme.

Veja: 6 lugares da Serra Gaúcha que você tem que conhecer

Sempre receptivos, os produtores abrem as portas de suas cervejarias e convidam os visitantes para conhecer sua produção e saborear o fruto de seu trabalho, como se recebessem seus próprios amigos em casa.

Das torneiras dos barris saem deliciosas cervejas que, na maioria das vezes, não são comercializadas fora das propriedades, o que torna a visita uma oportunidade única para degustar cervejas fantásticas e puras.

Veja Também: Gramado: Guia de Viagem

Para os interessados, há a possibilidade de agendar as visitas entrando em contato diretamente com as cervejarias ou adquirir um pacote com tours guiados nas principais cervejarias artesanais da região, como, por exemplo, o Beer Bus Tour (GramBier, Rasen Bier e Cervejaria do Farol), o Tour Cerveja Artesanal (Gram Bier, Rasen Bier, Cervejaria do Farol) e o Tour Cervejarias (Bier & Bier Ambarina, Cervejaria Gram Bier, Cervejaria Rasen Bier).

Conheça a seguir o trabalho de 4 cervejarias artesanais da Serra Gaúcha que valem a pena conhecer.

1 – Gram Bier

Gram Bier é uma das cervejarias artesanais na Serra Gaúcha
Fonte: TripAdvisor

A Gram Bier, presente em praticamente todos os pacotes de visita da Rota Cervejeira, é uma das principais opções de cervejarias artesanais na Serra Gaúcha que valem a pena conhecer.

Localizada em Gramado, a cervejaria abre suas portas para visitas guiadas, onde os turistas têm a chance de conhecer os insumos, o maquinário e os cuidados pelos quais passam a cerveja até ser engarrafada.

O local recebe grupos pequenos e é necessário agendar a visita previamente.

Além disso, menores de idade acompanhados dos pais podem realizar as visitas nas instalações, porém não é permitida a participação nas degustações.

Veja Também: Pontos Turísticos da Serra Gaúcha

2 – Edelbrau

Edelbrau é uma das cervejarias artesanais na Serra Gaúcha
Fonte: Gramado Blog

Localizada no município de Nova Petrópolis, a cervejaria artesanal Edelbrau é uma das principais paradas de quem vai até a Serra Gaucha em busca de experiências inesquecíveis.

Em atividade desde 2011 e inspirada nas cervejarias irlandesas, a Edelbrau produz cervejas Pilsen, Dunkel, Weiss, Pale Ale e Blond Ale (especial frutada e dourada), em um total de 160 mil litros de cerveja por ano.

A Edelbrau conta também com um Gastropub, ambiente aconchegante que oferece em seu cardápio diversos tipos de petiscos, pratos com inspirações europeias e gaúchas, almoço colonial típico alemão, além de chope Edelbrau fresco produzido ali mesmo.

Cerca de 40 mil pessoas visitam as instalações da Edelbrau todos os anos, sendo 50% de seu faturamento decorrente das vendas de produtos durante as visitas, na loja de fábrica da empresa.

Veja Também: O que fazer em Gramado: Pontos turísticos e atrações na cidade

3 – Rasen Bier é uma das cervejarias artesanais na Serra Gaúcha

Rasen Bier é uma das cervejarias artesanais na Serra Gaúcha
Fonte: Blog Meu Destino

Inspirada no estilo das cervejarias de Munique, a Rasen Bier, em Gramado, é mais uma daquelas cervejarias gaúchas incríveis que vale a pena conhecer.

Com localização privilegiada, na Rua Coberta, uma das principais de Gramado, a Rasen Bier comporta 590 pessoas sentadas, em uma área de 2 mil metros quadrados.

A Rasen (Gramado, em Alemão) levou o nome da cerveja gaúcha ao resto do País, sendo uma marca conceituada no Brasil.

Produzindo 50 mil litros de cerveja por ano, a cervejaria segue as regras de pureza da Alemanha na produção, que exigem uma série de requisitos acerca das marcas das matérias primas como o lúpulo, o malte, a levedura e até mesmo a água.

Produzindo cervejas com teor alcoólico que vão de 4,8% (Pilsen) a 8,8% (Ale Belga), a cervejaria realiza tours de 20 minutos, com degustação de cerveja Pilsen inclusa.

O local também possui um bar bastante aconchegante que serve as cervejas produzidas pela Rasen, além de uma lojinha de souvenires.

Veja Também: 7 opções para você saber o que fazer em Canela na Serra Gaúcha

4 – Cervejaria Farol

Cervejaria Farol é uma das cervejarias artesanais na Serra Gaúcha
Fonte: Display Recomenda

Também dentre as cervejarias artesanais da Serra Gaúcha que valem a pena você conhecer está a Cervejaria Farol, em Canela.

Inaugurada em 2003, a arquitetura da cervejaria homenageia o Farol de 32 metros da cidade que proporciona uma vista linda de Gramado, Caxias do Sul e São Francisco de Paula.

A Cervejaria Farol, parte da Rota Cervejeira da Serra Gaúcha, é especializada na produção de cervejas Pilsen, Tripel e Weiss e realiza um tour com duração de 25minutos, que abrange a visita a equipamentos, insumos e sala de fermentação.

Ao final da visita, é possível degustar três tipos de cervejas tiradas diretamente das torneiras do bar do Farol.

Do lado de fora ainda há um plus: o biergarten, inspirado nos jardins cervejeiros alemães e um restaurante que conta com apresentações da Bier Rock Band.

Veja Também: Hotéis em Gramado que vão Deixar Você de Queixo Caído

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here