10 passeios incríveis pra você fazer em Ilha Grande – RJ

Veja nossas opções incríveis de passeios em Ilha Grande no Rio de Janeiro. Surpreenda-se com cenários que guardam belezas indescritíveis.

0
1412

Ilha Grande é a maior entre as ilhas de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, comportando mais de 100 praias de beleza indescritível.

Além dos cenários de areia, mar e vida marinha, existem muitas atrações no arquipélago para que você possa aproveitar, ao máximo, as férias ou, até mesmo, um feriado prolongado junto à natureza.

Isolada, o acesso à Ilha Grande só é dado através de barcos, que partem de Angra dos Reis.

Mas não é por isso que você deve deixar de montar um roteiro neste lugar singular no coração do Estado do Rio de Janeiro.

Se, mesmo assim, você está em dúvida e não sabe como aproveitar este paraíso brasileiro, veja nossas opções incríveis de passeio na Ilha e prepare-se para se esbaldar no melhor que a natureza tem a oferecer.

1 – Praias de Ilha Grande

Praias de Ilha Grande
Fonte: Por Aí de Mochila

É praticamente impossível ir até Ilha Grande e não ficar maravilhado com suas praias e belezas naturais.

Dentre as mais bonitas e frequentadas estão Cachadaço, Lopes Mendes e Aventureiro, banhadas por um mar de águas cristalinas e cercadas por uma vegetação rica e de mata densa.

A região é parte do programa de proteção ambiental do Parque Estadual e da Reserva Biológica da Praia do Sul e são acessíveis via barco ou por trilhas, o que torna o passeio ainda mais deslumbrante.

Algumas praias, como a de Fora e Feiticeira possuem mais um atrativo: as cachoeiras, que fazem deste um passeio “dois em um” ideal para aproveitar, e muito, o dia na praia.

Não deixe de curtir também as praias de Saco do Céu, Abraão, Abraãozinho, Dois Rios, Paranioca, Júlia, Palmas, Meros, Açatiba, Crena, Ubatubinha, Praia dos Mangues, Vermelha, Crena, Japaris e Enseada do Bananal, consideradas algumas das melhores de todo o Estado do Rio de Janeiro.

Veja Também: As 10 melhores praias do Rio de Janeiro

2 – Gruta do Acaiá

Gruta do Acaiá de Ilha Grande
Fonte: Guia Turismo

A 10 metros abaixo do nível do mar, uma fenda se abre na pedra da costa, formando a Gruta do Acaiá, um dos passeios mais incríveis para você fazer em Ilha Grande.

Dentro da gruta, a luz do sol penetra sorrateira e forma um fenômeno deslumbrante em contato com a água: picos de luzes florescentes, que mais se parecem diamantes.

O acesso à Gruta do Acaiá é dado por terra e seu ponto povoado mais próximo encontra-se em Praia Vermelha, a 5 quilômetros dali.

O ideal é que você vá com roupas confortáveis e esportivas, pois a fenda para adentrar a gruta é estreita e você, provavelmente, vai se sujar bastante, já que 10 metros do trajeto são feitos em pequenos espaços de terra.

Não deixe também de levar uma lanterna e um cantil com água para aproveitar melhor o passeio.

Os 30 metros de extensão da gruta abrigam um sítio arqueológico fascinante, onde já foram encontrados ossos de humanos com mais de 3 mil anos de idade.

O ingresso para acessar a gruta, localizada em uma propriedade privada, sai por R$10,00.

Veja Também: A Região dos Lagos no Rio de Janeiro

3 – Lagoas

Lagoa verde em Ilha Grande
Fonte: Ilha Grande (Lagoa verde)

Outro passeio indispensável para você fazer em Ilha Grande é nas lindas cachoeiras do arquipélago.

Inclua no roteiro as lagoas Verde e Azul, as mais famosas da região.

Localizadas em uma área de preservação ambiental, as lagoas são excelentes para relaxar e curtir com a família.

Lagoa Verde, localizada ao lado da Enseada de Araçatiba, é conhecida por suas águas extremamente rasas e verdes.

Seu nome é em homenagem aos raros corais de coloração verde que predominam nas águas da lagoa.

Aliás, a fauna marinha é uma atração à parte na Lagoa Verde e você, certamente, vai ficar deslumbrado com tamanha beleza.

Você pode avançar pela lagoa em barcos e aproveitar para mergulhar junto aos corais e sargentinhos, peixinhos super amigáveis que ficam próximos à superfície.

Lagoa azul em Ilha Grande
Fonte: YouTube (Lagoa azul)

Já a Lagoa Azul se destaca pelo fundo arenoso e por ser uma das principais piscinas naturais de Ilha Grande.

Próxima a praias formidáveis, como Baleia e Grumixama, Lagoa Azul leva esse nome graças à coloração das águas, sendo também uma homenagem ao clássico filme dos anos 1980, de mesmo nome.

Assim como em Lagoa Verde, você pode aproveitar para realizar mergulhos com snorkel junto aos peixinhos sargentinhos e passear de barco, veleiro e escuna.

Veja Também: 8 programas para se esbaldar em Arraial do Cabo

4 – Farol de Castelhanos

Farol de Castelhanos em Ilha Grande
Fonte: Ilha Grande

Erguido no final do século XVIII, o Farol dos Castelhanos, até hoje, conserva sua arquitetura original, inspirada nos faróis franceses de vidros cristalinos.

Localizado no extremo leste da Ilha Grande, Farol de Castelhanos, além de ser reduto de belezas indescritíveis, também traz ao turista um pouco da riqueza histórica e cultural do arquipélago.

Veja Também: TOP 5 lugares incríveis para se visitar no Rio de Janeiro

5 – Pico do Papagaio

Pico do Papagaio em Ilha Grande
Fonte: guiadaboa.com

A, praticamente, 1000 metros de altitude encontra-se o Pico do Papagaio, um dos passeios mais incríveis para se fazer em Ilha Grande.

Do alto do Papagaio, o turista tem a possibilidade de avistar todo o arquipélago, além de parte de Angra dos Reis e da Restinga da Marambaia, em um ângulo de 300°.

Para chegar ao topo é necessário realizar uma trilha um pouco íngreme e longa, com subidas bastante inclinadas.

Entretanto, todo o esforço valerá a pena e você poderá levar das suas férias uma vista absolutamente incrível e inesquecível.

Veja Também: 9 opções para você saber o que fazer em Paraty RJ

6 – Ilha de Jorge Grego

Ilha de Jorge Grego em Ilha Grande
Fonte: Ilha Grande

No sudeste de Ilha Grande está a bela Ilha de Jorge Grego, ponto ideal para um passeio incrível no arquipélago.

A ilha fica em frente a uma das praias mais badaladas da região: Lopes Mendes e seu 1 quilômetro de extensão é praticamente deserta e formado por vegetação rasteira.

A ilha é reduto preferido de mergulhadores, já que a fauna marinha é repleta de corais multicoloridos, cavalos marinhos, polvos, lulas, tartarugas, peixes das mais diversas espécies e, até mesmo, golfinhos, que acompanham as embarcações e são uma atração à parte para os turistas.

Além do mergulho, outros passeios perfeitos para se fazer na Ilha de Jorge Grego é dar uma volta de escuna, lancha e embarcações autorizadas pela prefeitura.

A pesca com linha também é permitida.

Uma curiosidade:

O nome Jorge Grego se deu graças a uma lenda local sobre a história de um corsário (Jorge Grego) que teria naufragado na Ilha, fazendo dela seu abrigo e lar por longos anos.

Passar por lá, então, é uma maneira de reviver a experiência deste náufrago lendário brasileiro.

Veja Também: As melhores praias de Búzios

7 – Ponta do Drago & Meros

Ponta do Drago & Meros em Ilha Grande
Fonte: Ilha Grande

Chegando à enseada da praia do Sul, próximo à praia do Aventureiro, você avistará a famosa e super frequentada Ponta do Drago, conhecida pelas ondas bravas que deixam o mar com lindas camadas de espuma.

Ao lado, encontra-se a também incrível Ponta dos Meros enfeitada com um farol que marca o limite entre a ilha e o oceano.

A ponta do Meros conta com várias lendas de piratas que deixa o passeio ainda mais rico e cultural.

Veja Também: O que fazer no Rio de Janeiro

8 – Cachoeira da Feiticeira

Cachoeira da Feiticeira em Ilha Grande
Fonte: Guia Melhores Destinos

A principal cachoeira de Ilha Grande é também um dos passeios mais incríveis para você inserir no seu roteiro de viagem.

Para desfrutar de tanta beleza e tranquilidade é necessário percorrer uma trilha, com períodos de caminho de mata fechada e subidas.

No fim da caminhada o presente é recompensador: 15 metros de queda d’água perfeita para banho e a prática de rapel.

Veja Também: As 12 cidades de praia com as hospedagens mais baratas

9 – Arqueduto

Arqueduto em Ilha Grande
Fonte: Guia Melhores Destinos

O nome arqueduto é referência à incrível sequência de 26 arcos construídos em 1873 com pedras e óleo de baleia (sim, óleo de baleia!) que, somadas, possuem 125 metros de extensão.

Localizada em meio à vegetação, o arqueduto tinha como função inicial realizar o abastecimento de água do Presídio do Lazareto, atualmente abandonado e em ruínas.

O passeio vale, não somente pela estrutura imponente e histórica em meio à natureza de Ilha Grande, como também pelo percurso, que tem muito verde e, de quebra, uma super cachoeira para banho.

Na ponta do Arqueduto, o turista ainda encontra uma pedra em formato de sofá, no qual, diz a lenda, o imperador D. Pedro II refugiava-se para escrever poemas e aprender sobre botânica.

Veja Também: 20 destinos com águas absolutamente claras para você conhecer no Brasil

10 – Passeios de Escuna, Lancha e Táxi Boat

Passeios de Escuna em Ilha Grande
Fonte: Ilha Grande

O que não falta em Ilha Grande são passeios de escuna, lancha e táxi boat e, por isso, você não deve deixar de utilizar esses meios de transporte para aproveitar, o máximo possível os destinos do seu roteiro no arquipélago.

Enquanto o táxi boat e a lancha são ideais para visitar os principais pontos turísticos de Ilha Grande, curtir o mar e transitar até Angra, com a escuna é possível ir a lugares mais remotos e de difícil acesso para passeios mais reservados e privativos.

Curta: Nossa Página no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here